24.3 C
Piçarras
domingo 25 de fevereiro de 2024


Benefícios do esgotamento sanitário são destaques de ação socioambiental da Casan em Balneário Piçarras

Ouça a Matéria

Os benefícios de uma cidade com sistema de coleta e tratamento de esgoto foram a temática central de mais uma ação socioambiental da CASAN em Balneário Piçarras. O encontro foi realizado neste final de dezembro, pois o Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) do Balneário do Norte do Estado passa por ampliação.

O engenheiro sanitarista ambiental Everson da Silva Antunes, da empresa Econsult, que desenvolve projeto socioambiental à serviço da CASAN, coordenou a apresentação a líderes comunitários, agentes comunitários de saúde, funcionários públicos, secretários municipais e vereadores. Ele evidenciou os ganhos em saúde pública. “Investir em saneamento significa mitigar riscos de doenças transmitidas pela água”, ressaltou.

“Investir em saneamento significa mitigar riscos de doenças transmitidas pela água”

EVERSON DA SILVA ANTUNES

“Além dos benefícios à saúde, investir em saneamento tem implicações econômicas significativas. O saneamento eficaz não apenas promove a saúde humana, mas também preserva ecossistemas e recursos naturais”, acrescentou Everson, pontuando ainda que uma cidade onde há investimentos em saneamento possui menores propensões a proliferações de animais endêmicos, como por exemplo o mosquito Aedes aegypti.

Para Balneário Piçarras, Everson reforçou que os investimentos na ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto vão fortalecer a certificação internacional Bandeira Azul. Neste mês de dezembro a cidade hasteou a bandeira para um trecho de 4.425 metros – parte dele na região em que a CASAN vem investindo nas novas redes de coleta de esgoto. “A infraestrutura de saneamento traz reflexos diretos para a qualidade de vida da comunidade e incentivo ao turismo”, complementou.

A assistente da Econsult, Eliane Ferreira, realizou uma dinâmica com os participantes, que puderam expressar suas opiniões sobre a temática. Nessa nova etapa, a CASAN vai ampliar o Sistema de Esgotamento Sanitário nas bacias 5 e 6, entre as Ruas 1.550 e 2.450, no Centro de Balneário Piçarras (zona urbana das Avenidas José Temístocles de Macedo, Nereu Ramos e Emanoel Pinto, entre o oceano e o Rio Piçarras).

VISITAS DOMICILIARES
Eliane Ferreira será responsável pelas visitas domiciliares aos mais de 550 imóveis da zona de ampliação do SES de Balneário Piçarras. Ela conversará com as pessoas sobre as obras e os benefícios da coleta e tratamento de esgotos para a saúde coletiva e o desenvolvimento sustentável do município.

São mais de 11 quilômetros de rede coletora e duas estações elevatórias, responsáveis por bombear o goto para o tratamento. O valor investido nessas áreas é de R$ 11,6 milhões, com previsão de conclusão no segundo semestre de 2024. Com a nova etapa serão ao todo 3.200 unidades atendidas com coleta e tratamento, elevando para de 37,7% a cobertura na cidade.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você