20.6 C
Piçarras
terça-feira 18 de junho de 2024


Cinco projetos são aprovados pelos vereadores mirins de Penha

Foto, Victor Miranda / CVP
Ouça a Matéria

Cinco projetos foram aprovados pelos vereadores mirins durante a 4ª reunião ordinária, realizada na tarde de terça-feira, 21, na Câmara de Vereadores de Penha.  Os projetos de lei mirins seguem agora para a Mesa Diretora da casa e (passando pelos devidos trâmites do processo legislativo e eventual aprovação em plenário) podem vir a se tornar leis municipais, como já aconteceu com outros projetos elaborados no âmbito do programa Câmara Mirim.

“Ser vereadora mirim foi um desafio e uma alegria muito grande para mim. Foi um período de muito aprendizado”

ALINE NOVITSKI
FOTO, VICTOR MIRANDA CVP

O evento coroa o trabalho dos jovens parlamentares eleitos pelas escolas que ao longo de 2023 participaram de diversas atividades, incluindo cursos de formação, palestras, encontros regionais e estadual, visitas técnicas, sempre focadas na educação para a cidadania, ética e letramento político.   

A última reunião ordinária mirim do ano contou com a presença de alunos da Escola Rubens João de Souza e também de representantes da EBM João Antônio Pinto.

“Ser vereadora mirim foi um desafio e uma alegria muito grande para mim. Foi um período de muito aprendizado. Durante este tempo aprendi muito sobre as leis, os direitos e deveres dos cidadãos. Levo também comigo os laços de amizade que aqui fiz”, afirma Aline Novitski, representante da APAE de Penha (Caesp Henny Coelho).

“Gostaria de convidar quem estiver disposto a se candidatar para vereador mirim no ano que vem, porque é um projeto muito importante e que nos traz muito aprendizado sobre ética, cidadania, democracia e política”

ENZO DE MELLO

“Gostaria de convidar quem estiver disposto a se candidatar para vereador mirim no ano que vem, porque é um projeto muito importante e que nos traz muito aprendizado sobre ética, cidadania, democracia e política”, considera o vereador mirim Enzo de Mello, representante do Centro de Educação Peter Pan.

A solenidade de encerramento do programa Câmara Mirim será realizada no dia 7 de dezembro, às 19 horas, com a presença dos vereadores, familiares, diretores e coordenadores das escolas parceiras do projeto. Na ocasião, será feito o descerramento do quadro da Legislatura Mirim 2023.  

OS PROJETOS DE LEI MIRIM APROVADOS
– Projeto de Lei Mirim nº 01/2023, de autoria dos vereadores mirins Natalia Muller e Guilherme de Freitas, que “Estabelece semana de conscientização sobre os primeiros socorros nas escolas de Penha”.
– Projeto de Lei Mirim nº 02/2023, de autoria das vereadoras mirins Júlia Cristini Bruneli e Manuella Hunger, que “Fica criado o mês de conscientização contra assédio de crianças e adolescentes nas escolas”.
– Projeto de Lei Mirim nº 03/2023, de autoria dos vereadores mirins Enzo de Mello e Anny Beatriz do Nascimento, que “Cria a semana de inclusão de alunos com deficiência nos esportes nas escolas de Penha”.
– Projeto de Lei Mirim nº 04/2023, de autoria dos vereadores mirins Joaquim Benício kaipper dos Santos e Arthur Prigol Mizerski, que “Cria o Concurso de oratória nas escolas do município”.
– Projeto de Lei Mirim nº 05/2023, de autoria dos vereadores Aline Cristina Novitski e Paulo O.R.A Barbosa, que “Fica criado a Semana Municipal de Conscientização da Limpeza da Praia”.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você