21.1 C
Piçarras
segunda-feira 11 de dezembro de 2023


Maria Juraci (MDB) estará na Câmara de Vereadores na sessão do próximo dia 20

A confirmação foi dada pelo vereador autor do requerimento convocatório, Luiz Fernando Vailtti (Podemos)

Foto - Victor Miranda / CVP
Ouça a matéria

A vice-prefeita de Penha e ex-secretária municipal de Educação, Maria Juraci Alexandrino (MDB), utilizará a tribuna da Câmara de Vereadores no próximo dia 20. A confirmação foi dada pelo vereador autor do requerimento convocatório, Luiz Fernando Vailtti (Podemos), que busca elucidar assuntos relativos à sua exoneração confirmada pelo prefeito Aquiles da Costa (MDB), em 13 de fevereiro.

Na ocasião, além de realizar discurso voltado à temática central, Maria Juraci deverá responder aos questionamentos dos onze parlamentares. “Quero entender. Quero dar a oportunidade de a vice-prefeita falar. Estou apenas escutando as pessoas falarem e acusarem. Não sabemos de fato o que houve”, afirmou Ferrão, como é mais conhecido o vereador. Ela estava no comando da pasta desde janeiro de 2021.

“Quero entender. Quero dar a oportunidade de a vice-prefeita falar. Estou apenas escutando as pessoas falarem e acusarem. Não sabemos de fato o que houve”

LUIZ FERNANDO VAILATTI, VEREADOR

Ao Jornal do Comércio, Maria Juraci, confirmou que vai atender à convocação – situação que já solicitou em duas outras ocasiões. “Eu pedi por duas vezes, mas a Câmara de Vereadores me negou a tribuna – preferiram me convocar, via requerimento, e eu agradeço por que vou poder esclarecer as fakenews sobre a Educação de Penha, sobre a secretária Juraci, a vice-prefeita, a professora Juraci”.

A vice-prefeita, acrescentou que “é preciso de respeito à minha biografia, à minha história na Educação e na política, minhas lutas em favor da cidade e das pessoas. Vou esclarecer e desmentir de forma bem simples e incontestável o que estão espalhando por aí de forma irresponsável: a primeira coisa que precisa ficar clara é que a secretaria de Educação não administra o dinheiro público em si. A Educação tem um orçamento, uma previsão mínima, mas a secretária não tem a ‘chave do cofre’, não tem poder pra gastar como quer, onde quer. Órgão público é diferente de empresa privada”.

Sua citação está associada à comentários de que sua pasta teria extrapolado em gastos ao longo do ano de 2022.  “Saiu na imprensa e em grupos de WhatsApp: ‘Ó, a Educação de Penha gastou 40% a mais do orçamento de 2022’. Errado! Não é verdade! Não foi extrapolado o orçamento, é mentira!  Tem gente que não sabe, mas na Educação, há um orçamento mínimo, que é de 25% – a Prefeitura é obrigada por lei a gastar pelo menos 25% do que arrecada, de acordo com o artigo 212 da Constituição Federal – mas não existe uma lei que diga o valor máximo pra investir. Portanto, a Educação investe o que entende necessário. E foi investido mais do que o mínimo. Foi investido mais que 25%… chegando a outro percentual….  Mas com certeza não houve gasto ‘a mais’, no sentido de desperdício, de gastança”, categorizou.

“é preciso de respeito à minha biografia, à minha história na Educação e na política, minhas lutas em favor da cidade e das pessoas”

MARIA JURACI ALEXANDRINO, VICE-PREFEITA

Oficialmente, o Governo não manifestou opinião sobre a exoneração da vice-prefeita do estado de secretária. A decisão, no entanto, causou franco mal-estar entre os dois principais nomes eletivos da cidade. Maria Juraci, inclusive, cogita deixar o partido na próxima janela partidária e já se lançou pré-candidata à prefeita.

A sessão em que Maria Juraci estará presente será transmitida ao vivo pelos canais oficiais da Câmara de Vereadores de Penha na internet (Facebook, Youtube e site oficial).

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você