“Montaram um esquema violento para me tirar”. A frase é da vice-prefeita de Penha, Maria Juraci Alexandrino (MDB), proferida na tribuna da Câmara de Vereadores, dia 20 – em atendimento à convocação para detalhar questões financeiras de sua gestão frente à Secretaria de Educação, da qual foi exonerada no mês passado. A intensidade de seu discurso e respostas denotam um claro rompimento da relação com o prefeito, Aquiles da Costa (MDB), que agora vai solicitar o espaço do parlamento para dar sua versão.
Sua convocação foi proposta pelo vereador Luiz Fernando Vailati (Podemos), após uma enxurrada de versões extraoficiais apontarem gastos excessivos na pasta – situação que ela negou com veemência, utilizando inclusive o termo “mentira” por diversas vezes. “Educação não pode ser visto como um gasto, é investimento. Nós investimentos acima dos 25% constitucionais”, rebateu. “Tentaram me jogar contra a cidade”, acrescentou.
O Governo Municipal enviou à Câmara, minutos antes da sessão, um relatório dos gastos da pasta. O documento aponta que a secretaria de Educação teria ultrapassado o próprio orçamento fiscal em 40%, atingindo a marca de R$ 72 milhões no ano passado (R$ 41,4 milhões com a folha de pagamento). “Isso é mentira”, contrapôs Juraci, categorizando que em 2022 investiu 28,4%.
Juraci falou por mais de duas horas – momento em que também cobrou a reativação do gabinete da vice-prefeita. “Fizeram a mesma coisa com o ex-vice-prefeito, que saiu de cabeça baixa. Mas, eu não. Comigo não farão isso. É direito do vice-prefeito ter seu gabinete”, afirmou ela, que foi exonerada pelo prefeito em 13 de fevereiro. Ela assumiu a direção da pasta em janeiro de 2021, sem acúmulo salarial, optando pelos vencimentos do cargo eletivo.
A Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Penha informou que o prefeito Aquiles vai se manifestar sobre os assuntos abordados pela vice-prefeito da mesma forma: na tribuna do parlamento. Ele já solicitou o espaço. Ainda não há uma data oficial para sua presença. As sessões da Câmara de Vereadores de Penha ocorrem todas as segundas-feiras, às 19h.