30 C
Piçarras
domingo 3 de março de 2024


Tribunal de Contas recomenda aprovação das contas de 2022 de Tiago Baltt (MDB)

O parecer técnico enfatiza a necessidade de duas medidas diretas à Educação Infantil e também voltadas a elevar índice de aprendizagem

Foto, Felipe Franco / JC
Ouça a Matéria

O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC) emitiu parecer recomendando a aprovação das contas da administrativas do prefeito de Balneário Piçarras, Tiago Baltt (MDB), alusivas ao ano de 2022. O documento, que traz apontamentos pontuais para a pasta da Educação, será enviado à Câmara de Vereadores – que tem o poder de aprovar ou não os balancetes. “Agora, nos interessa manter o processo administrativo de forma responsável, de maneira correta, e do jeito certo”, disse o prefeito.

CLIQUE AQUI PARA LER O PARECER

A recomendação favorável foi expedida durante a sessão do TCE-SC do último dia 22. O parecer técnico ganhou maior publicidade no dia 8, quando foi publicado no Diário Oficial do Tribunal. Os técnicos fizeram, nove recomendações ao gestor – a grande maioria praxe. Contudo, enfatizou a necessidade de duas medidas diretas à Educação Infantil e também voltadas a elevar índice de aprendizagem.

Os técnicos solicitaram que o prefeito tome medidas para garantir “o atendimento na pré-escola para crianças de 4 a 5 anos de idade” e que “adote as providências necessárias para melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem na sua rede municipal, estabelecendo planejamento para aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) progressivamente”.

“Nós nos organizamos para seguir todas as regras, a responder a todas as dúvidas, a eliminar todas as incertezas”

TIAGO BALTT (MDB)

O prefeito analisou o aval de suas contas com otimismo. Ele contextualizou de forma técnica e política, citando que “o primeiro deles é de caráter Administrativo. Nós nos organizamos para seguir todas as regras, a responder a todas as dúvidas, a eliminar todas as incertezas – e essa parte não é tão fácil quanto possa parecer. Tem muita gente com ideias administrativas muito diferentes para um mesmo problema”.

Em viés político, Tiago afirmou que “Balneário Piçarras está em um momento de transformação. A cidade na qual moramos aguarda, há muito tempo, pela infraestrutura urbana e pela melhoria dos serviços públicos. Nós estamos conseguindo atingir estes objetivos. Nunca a infraestrutura tinha sido elevada ao patamar de hoje. Nunca tínhamos chegado a tantas ruas pavimentadas, a tantos empreendimentos na construção civil. E tantos investimentos para os setores públicos. Escolas foram ampliadas e serão construídas; Novas estruturas para atendimento em Saúde e em Assistência Social estão sendo erguidos. Fizemos, de verdade, a implementação da Segurança Pública, embora eu saiba que ainda temos que investir mais”.

Por fim, o gestor disse estar “muito satisfeito, e com orgulho da equipe de trabalho. Agora, nos interessa manter o processo administrativo de forma responsável, de maneira correta, e do jeito certo. Quando eu chego em casa e olho para minhas filhas, preciso ter sempre a cabeça erguida!”.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você