25.6 C
Piçarras
quinta-feira 29 de fevereiro de 2024


Vereadores mirins de Penha participam de solenidade de encerramento

Ouça a Matéria

A noite de quarta-feira, 6,  foi especial para os 11 estudantes que participaram da Câmara Mirim 2023. A reunião solene de encerramento do programa contou com a participação de vereadores, familiares e representantes das escolas parceiras do Legislativo Penhense. O evento foi conduzido pelo presidente da casa, vereador Adriano de Souza (PSDB), o Tibeco, e pela presidente da Câmara Mirim, Manuella Hunger, aluna da EEB Profº João Batista Paiva.

“Tenho muita gratidão por cada momento desse ano, por todos os aprendizados que a Câmara Mirim me trouxe. Pelos nossos treinamentos e visitas técnicas que me fizeram crescer muito em conhecimento, visão da política e desenvolvimento pessoal”, considera Manuella, que presidiu a mesa diretora mirim.

Sessão de encerramento ocorreu dia 6 – Foto, Victor Miranda

Para o vereador mirim Arthur Prigol Mizerski, representante da EBM João Antônio Pinto, o mais importante da legislatura mirim foi que ele aprendeu mais sobre a política e sua importância para a sociedade. “A Câmara Mirim nos ensinou que a política é muito diferente do que vemos na internet. Só participando para saber como realmente é”, afirma. 

Já o vereador mirim Enzo de Mello, representante do Centro de Educação Peter Pan, estimula a participação dos adolescentes no projeto. “Gostaria de convidar quem estiver disposto a se candidatar para vereador mirim no ano que vem, porque é um projeto muito importante e que nos traz muito aprendizado sobre ética, cidadania, democracia e política”.

“Gostaria de convidar quem estiver disposto a se candidatar para vereador mirim no ano que vem, porque é um projeto muito importante e que nos traz muito aprendizado sobre ética, cidadania, democracia e política”

ENZO DE MELLO
FOTO, VICTOR MIRANDA

O presidente da casa destacou a importância do projeto para aproximar os estudantes da política, encarando o desafio que é se candidatar e pedir o voto dos colegas de escola nas disputadas eleições da Câmara Mirim. “Vocês são muito corajosos. Quero parabenizá-los pela coragem e determinação. Aqui no Legislativo continuaremos trabalhando e convido a vocês para acompanharem o nosso trabalho pela internet e pessoalmente, vindo até a Câmara de Penha”, ressalta Tibeco. 

Em 2024, conforme anunciado pelo próximo presidente da casa, Roberto Leite Junior, o programa Câmara Mirim terá continuidade a partir do mês de fevereiro.

ENTREGA DOS PROJETOS
Um dos momentos mais significativos da solenidade foi a entrega oficial dos cinco projetos de lei mirins apresentados e aprovados pelos jovens parlamentares ao presidente da Mesa Diretora. 

A expectativa é que algum desses projetos possam futuramente se tornar lei municipal, a depender do trâmite e aprovação da Câmara de Penha.

Ao final da solenidade foi realizado o descerramento do quadro da legislatura mirim 2023, eternizando a participação dos jovens estudantes neste projeto tão importante para a Câmara de Penha, voltado para o letramento político e fomento da educação para a cidadania.

Conheça os projetos de lei mirim apresentados
– Projeto de Lei Mirim nº 01/2023, de autoria dos vereadores mirins Natalia Muller e Guilherme de Freitas, que “Estabelece semana de conscientização sobre os primeiros socorros nas escolas de Penha”.

– Projeto de Lei Mirim nº 02/2023, de autoria das vereadoras mirins Júlia Cristini Bruneli e Manuella Hunger, que “Fica criado o mês de conscientização contra assédio de crianças e adolescentes nas escolas”.

– Projeto de Lei Mirim nº 03/2023, de autoria dos vereadores mirins Enzo de Mello e Anny Beatriz do Nascimento, que “Cria a semana de inclusão de alunos com deficiência nos esportes nas escolas de Penha”.

– Projeto de Lei Mirim nº 04/2023, de autoria dos vereadores mirins Joaquim Benício kaipper dos Santos e Arthur Prigol Mizerski, que “Cria o Concurso de oratória nas escolas do município”.

– Projeto de Lei Mirim nº 05/2023, de autoria dos vereadores Aline Cristina Novitski e Paulo O.R.A Barbosa, que “Fica criado a Semana Municipal de Conscientização da Limpeza da Praia”.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você