18.2 C
Piçarras
segunda-feira 27 de maio de 2024


Situação de infestação de maruim em Luiz Alves é levada à Assembleia Legislativa de SC

Ouça a Matéria

A situação de infestação de maruim em Luiz Alves repercutiu na sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) desta terça-feira, 16. O deputado Antídio Aleixo Lunelli (MDB) disse que o drama dos 12 mil moradores que residem no município está sendo compartilhado com toda a população que habita o Vale do Itajaí e o Vale do Itapocu.

“A situação é grave. Esse mosquito mudou a rotina das pessoas, é uma praga que se prolifera velozmente. Essa superpopulação de maruim foi provocada pelas chuvas intensas do ano passado”, avaliou o parlamentar, que informou que as autoridades da região estão unidas em busca de uma solução efetiva para o combate a esse inseto.

Ele detalhou ainda que a região do Vale do Itapocu vem buscando soluções sustentáveis para a problemática. “O Consórcio Intermunicipal do Vale do Itapocu está investindo R$ 1,5 milhões para a produção de um medicamento, que promete resolver a situação de uma vez por todas”, comentou Lunelli, informando que elaborou uma moção para o governo do Estado, solicitando recursos estaduais para essa iniciativa. “Desde 2007, esse produto controlador do inseto está sendo pesquisado e agora esse medicamento vai mitigar o sofrimento das pessoas que são alvos desse mosquito”, avaliou.

“A situação é grave. Esse mosquito mudou a rotina das pessoas, é uma praga que se prolifera velozmente”

ANTÍDIO LUNELLI (MDB)
FOTO, BRUNO COLLAÇO/ALESC

Luiz Alves realizou na tarde de terça-feira, 16, debate voltado à problemática local envolvendo o mosquito maruim. O Governo Municipal reuniu membros da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), Secretaria de Estado da Saúde, EPAGRI, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Luiz Alves (Sitrula) e Associação dos Bananicultores de Luiz Alves (ABLA) na busca por uma solução ao problema.

“Seguimos buscando por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e todo Governo Municipal, uma solução responsável, mas que seja eficiente na sua ação. É hora de agir com consciência e, principalmente, muito conhecimento, para que possamos trazer de volta a qualidade de vida que toda população merece. Essa pauta vem sendo um dos nossos principais objetivos de gestão”, comentou o prefeito, Marcos Pedro Veber (PSDB).

1 COMENTÁRIO

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback
Governo Municipal de Luiz Alves promove debate sobre o maruim
1 mês atrás

[…] LEIASituação de infestação de maruim em Luiz Alves é levada à Assembleia Legislativa de SC […]

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você