24.5 C
Piçarras
sexta-feira 23 de fevereiro de 2024


Tainha desiste de assumir a Prefeitura de Barra Velha; presidente da Câmara toma posse

Ouça a Matéria

O vice-prefeito de Barra Velha, Eduardo Peres (Republicanos), declinou de assumir o cargo eletivo de prefeito – após despacho do desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), José Everaldo Silva, que determinou a suspensão de Douglas Elias da Costa (PL) do cargo de prefeito pelo prazo de 180 dias. Com isso, o presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Pontes da Cunha (PSD), assumirá o posto.

LEIA:
URGENTE: Desembargador determina imediata suspensão de Douglas da Costa (PL) do cargo de prefeito de Barra Velha

Fontes do Jornal do Comércio pontuaram que o vice-prefeito tem a intenção futura de assumir a Prefeitura, mas não diante dessa circunstância: uma suspeita de corrupção envolvendo uma obra pública. Conforme a fonte, ligada diretamente à Tainha, como é mais conhecido Eduardo, a decisão pontua claramente sua postura de pré-candidato à prefeito. Assim, almeja iniciar um processo político transparente. Tainha e Douglas romperam relação há meses.

Tainha e Douglas romperam publicamente a relação política

A decisão também leva em conta a interpretação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que, caso Tainha venha a vencer a próxima eleição, sua posse como prefeito neste momento se configuraria uma reeleição.

A reportagem busca contato com o presidente da Câmara. Assim que houver manifestação, a matéria será atualizada. Minutos atrás, ele Daniel assinou a ata de transmissão do cargo, sendo oficializado como prefeito em exercício.

A decisão do desembargador do TJSC vai ao encontro da Operação Travessia, deflagrada no último dia 24, e que resultou na prisão do prefeito e mais sete pessoas: dois secretários, dois servidores e três empresários. Eles são suspeitos dos crimes de formação organização criminosa, corrupção e fraudes em licitações de obras públicas, em especial da ponte sobre o Rio Itajuba.

A carta de ordem criminal foi cumprida pelo oficial de Justiça à Procuradoria Geral do Município no início da noite desta sexta-feira, 26. A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e o promotor de Justiça, Renato Maia de Faria, estiveram na Prefeitura para dar aporte ao cumprimento da decisão.

1 COMENTÁRIO

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback
URGENTE: Desembargador determina imediata suspensão de Douglas da Costa (PL) do cargo de prefeito de Barra Velha
27 dias atrás

[…] A decisão do desembargador foi proferida às 17h31 desta sexta-feira, 26. Com isso, o vice-prefeito, Eduardo Peres, passaria a ocupar oficialmente o cargo de prefeito em exercício – situação que vinha sendo protelada pela gestão. No início desta noite, ele declinou. Na linha sucessória, o presidente da Câmara, Eduardo Pontes (PSD), tomou posse e é o prefeito em … […]

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você