Os vereadores de Barra Velha aprovaram, por unanimidade, durante a sessão desta terça-feira (11), o projeto de lei do Executivo que concede um reajuste salarial de 3,17% para os servidores da Administração Direta e Indireta, Autarquias e Fundações Públicas, incluindo ativos e inativos.
O aumento representa um ganho real para os funcionários públicos, que, somado ao repasse da reposição salarial, no percentual de 4,83%, totaliza um reajuste de 8% em 2024.
“O reajuste salarial busca complementar a renda do servidor público, e que possa cumprir com esmero as suas funções, sempre visando a eficiência do serviço, prevista constitucionalmente, e que o servidor satisfeito possa atender com mais presteza, agilidade, cordialidade e urbanidade os usuários do serviço público”, citou o prefeito, Daniel Pontes (PSD), na mensagem explicativa da matéria.
O presidente do Legislativo, vereador Diego Moraes (PP), destacou a importância da medida, enfatizando que o reajuste busca valorizar os servidores municipais. “A aprovação desta proposta demonstra o compromisso dos vereadores com os servidores”, afirmou.
Durante a sessão, os vereadores foram unânimes em defender a proposta, ressaltando que o reajuste contribui para melhorar a qualidade de vida dos servidores e reflete diretamente na eficiência dos serviços prestados à população.
Na justificativa do projeto, o Executivo reforçou que a medida visa complementar a renda dos servidores, proporcionando melhores condições para o desempenho de suas funções. O texto destaca ainda que a valorização salarial impacta diretamente a motivação dos profissionais, resultando em um atendimento mais eficiente e humanizado à comunidade. Com a aprovação, o projeto segue agora para sanção do prefeito.
Câmara de Vereadores aprova criação de auxílio escola para o IPREVE
Durante a sessão realizada neste mês de fevereiro, no dia 4, a Câmara de Vereadores de Barra Velha aprovou por unanimidade o Projeto de Lei Complementar nº 003/2025, que altera disposições da Lei Complementar nº 177 para criar novos cargos e instituir o auxílio escola no Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Barra Velha (IPREVE).
A proposta, encaminhada pelo Executivo, visa à criação de 3 vagas para o cargo de Agente Administrativo, com carga horária de 40 horas semanais e exigência de ensino médio. No texto, o autor da proposta descreve que a medida responde ao aumento da demanda do IPREVE, que enfrenta a necessidade de ampliar a equipe para gerenciar, controlar novos servidores e acompanhar processos administrativos como compras e licitações.
Além disso, o projeto prevê a implementação do auxílio escola, que corresponderá a 30% do custo total do curso, incluindo matrícula, para os servidores do IPREVE. O benefício visa garantir mais equidade entre os servidores da administração pública, uma vez que o IPREVE é o único órgão que ainda não oferece esse auxílio.