Os vereadores de Barra Velha, durante a sessão desta quinta-feira, 13, prestaram uma homenagem a Maria Lealdina Trindade, carinhosamente conhecida como Dona Quininha. Por meio de uma Moção de Menção Honrosa, proposta pelo presidente da Casa, vereador Diego Moraes, e subscrita por todos os parlamentares, os vereadores reconheceram a trajetória dela e sua contribuição social à cidade.
Dona Quininha, que em breve completará 90 anos, é reconhecida pelo seu papel fundamental na história da cidade. “Concedemos essa Moção a uma mulher que é símbolo de força, solidariedade e história para Barra Velha. Dona Quininha representa valores essenciais como o amor ao próximo e a dedicação à família e à comunidade. Ela é um motivo de inspiração para todos nós”, ressaltou o vereador-presidente Diego Moraes.
“Concedemos essa Moção a uma mulher que é símbolo de força, solidariedade e história para Barra Velha”
A homenagem também destacou uma vida marcada por desafios superados com resiliência e generosidade. Dona Quininha perdeu a mãe aos nove anos e o pai pouco tempo depois, mas, apesar das dificuldades, sempre manteve o espírito solidário. Além de criar suas duas filhas biológicas, acolheu e criou outras oito crianças, oferecendo-lhes amor e oportunidade.
Dona Quininha é reconhecida na cidade não apenas por sua história de vida, mas também por seu talento na culinária, alegrando casamentos e festas tradicionais da cidade, como as Festas do Divino Espírito Santo e de São Cristóvão. Além disso, sempre esteve presente na vida religiosa da comunidade, promovendo encontros de oração e levando conforto espiritual a muitas famílias.
A Moção de Menção Honrosa foi proposta pelo presidente Diego Moraes e subscrita pelos vereadores Basílio Silva, Caio Leandro Pinheiro, Claudemir da Silva (Cebola), Júnior Piriquito, Marciel Berlin, Nelson Feder, Nivaldo, Peterson dos Santos, Rubens Francisco e Rui Machado.