21 C
Piçarras
quinta-feira 18 de abril de 2024


Bairros de BV sem atendimento odontológico

Ouça a Matéria

Há mais de 20 dias que a Secretaria da Saúde não está oferecendo atendimento odontológico nos principais bairros da cidade porque as duas cadeiras de dentistas utilizadas para o atendimento dos pacientes estão fora de serviço, no aguardo de manutenção técnica. As consultas não estão sendo agendadas nos Postos de Saúde da Família até que o equipamento seja colocado em funcionamento. Para os moradores do Centro, Itajuba e São Cristóvão a única solução diante de casos de emergência é marcar através de um particular.
No posto da Unidade Central, onde são atendidos os moradores do Centro e, temporariamente, os moradores de Itajuba, a cadeira de dentista está quebrada, aparentemente com um problema elétrico. Já no bairro São Cristóvão, o compressor da cadeira estragou há vários dias e ninguém tem atendido o pedido de conserto.
O JC entrevistou à Secretária da Saúde, Eliana Bittencourt, que explicou que o técnico que realiza a manutenção das cadeiras odontológicas prometeu passar no local para reparar os equipamentos, mas não veio. Já o diretor do Programa da Estratégia da Saúde da Família, Maurício Coimbra, informou que a previsão é que os equipamentos sejam consertados em breve.
Até o encerramento desta edição não estavam sendo agendadas consultas odontológicas por falta de equipamentos. O único serviço odontológico do município estava sendo prestado no posto de saúde do Sertãozinho, onde somente moradores do bairro podiam ser atendidos.
Coimbra destacou que a Estratégia do PSF está programando um trabalho de prevenção odontológica nos Centros de Educação Infantil do município. Os odontologistas de cada bairro estão visitando os centros para avaliar a saúde dental dos alunos, além de dar dicas de escovação e cuidados para professores e pais. “Os pacientes recorrem ao serviço odontológico quando já estão com muitas cáries e problemas. A prevenção serve para evitar esse tipo de situações”, comentou Coimbra.
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você