20.4 C
Piçarras
quinta-feira 23 de maio de 2024


Vacinação contra o H1N1 segue até o dia 23

Ouça a Matéria

Um pequeno beliscão no braço e pronto, você está vacinado contra a Influenza H1N1, que ficou popular em 2009. Desde a última segunda-feira, 05, acontece nos Postos de Saúde do município a 3ª fase da campanha de vacinação contra o vírus da gripe, que atende jovens de 20 a 29 anos. Esse grupo será atendido até o dia 23 de abril.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou no dia 26 de março que 16.931 pessoas já morreram vítimas da influenza A em todo o mundo. O Ministério da Saúde informou que só neste ano foram confirmadas 36 mortes por gripe suína no Brasil. Os dados correspondem ao período de 1º de janeiro até 20 de março. O órgão não informou os dados por Estado, mas o maior número de mortes ocorreu na região norte.
De acordo com o ministério, pelo menos 3,6 milhões de pessoas foram vacinadas contra a doença na primeira etapa da campanha, que vacinou povos indígenas e profissionais da área de saúde. Na segunda etapa foram vacinados ao menos 2,1 milhões de brasileiros pertencentes aos grupos gestantes, menores de dois anos e pessoas com doenças crônicas. O Ministério pretende vacinar cerca de 90 milhões de brasileiros em toda a campanha.
Segundo o diretor da Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Eduardo Hage, as pessoas que não conseguirem se vacinar na etapa prevista para seu grupo poderão procurar postos de vacinação em outro momento. “A recomendação é de que haja flexibilidade. Se a pessoa estava viajando, com problemas de saúde, ela pode procurar, mesmo terminado o período para seu grupo, os postos de vacinação.”
A assessoria de imprensa do Ministério confirmou que as vacinas não chegaram a algumas cidades, ou chegam em quantidades limitadas. Em alguns estados existe ainda a falta total de vacinas. Em Balneário Piçarras a fiscal de vigilância sanitária, Alessandra Reckziegel , lembra que tiveram que adiar algumas vacinações pela falta do medicamento.
A população dos demais grupos prioritários deve ficar atenta para as datas das outras duas etapas de vacinação. A terceira etapa acaba no dia 23 de abril, quando começa a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. A partir do dia 10 de maio o último grupo recebera a dose, a população dos 30 a 39 anos. No município todas as unidades de saúde estão realizando as vacinas. Nos bairros os atendimentos ocorrem das 8h às 17h, e no Posto de Saúde Central o atendimento é das 8h às 12h, e da 1h30 às 17h30. Não é necessário agendar horário.
 

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você