Os técnicos responsáveis pelo Projeto Maruim, da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI), confirmaram para o dia 17 de julho às 18h na Câmara dos Vereadores de Barra Velha, a reunião de apresentação da ideia central do projeto. A participação da comunidade é fundamental, sobretudo dos agricultores do interior do município que sofrem constantemente com o Mosquito Maruim.
O projeto é resultado de uma pesquisa iniciada em 2007, viabilizada com recursos financeiros da AMVALI. Com o seu avanço, criou-se uma fórmula de um defensivo que apresenta eficácia de até 95% na eliminação do maruim, combatendo-o ainda na fase de larvas. Oito municípios participam do projeto: Jaraguá do Sul, Schroeder, Massaranduba Corupá, Barra Velha, São João do Itaperiú, Guaramirim e Luiz Alves,
Juntos, os municípios provaram para o ano de 2019 um orçamento de R$ 423.430,00, que serão destinados para a montagem do laboratório e aquisição de materiais para os primeiros experimentos. A expectativa é que a produção e distribuição do defensivo inicie ainda este ano.
O defensivo não será distribuído imediatamente. Serão realizadas outras oficinas nos locais onde existem focos de proliferação do mosquito que são os principais alvos. A AMVALI esclarece que o produto não será destruído a todos. “O objetivo é eliminar os focos de proliferação. As propriedades rurais, sobretudo os bananicultores, produtores de frango, porco e produtores de hortaliças são o público prioritário para a distribuição do produto”, afirmam.
Foto por: Internet