23.9 C
Piçarras
sexta-feira 23 de fevereiro de 2024


Estado confirma primeiro caso de sarampo em Balneário Piçarras

Ouça a Matéria

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE) confirmou nesta sexta-feira, 6, o primeiro caso de sarampo em Balneário Piçarras. A suspeita foi positivada após uma série de testes laboratoriais, iniciados no dia 27 de novembro, quando a paciente procurou uma clínica particular para se consultar sobre a suspeita. Vacina segue disponível.

“O resultado foi positivo. Mas tudo indica que não é autóctone (contraído na própria cidade), porque ela passou o dia 8 de novembro em Joinville e no dia 19 começou a apresentar sintomas. O período de incubação pode durar 21 dias antes do aparecimento do exantema (erupção cutânea)”, explica a enfermeira Vigilância Epidemiológica, Alessandra Reckziegel.

A paciente relatou que esteve com grande frequência na cooperativa Credifoz e também na Clínica Coral, por isso, a Vigilância recomenda que todas as pessoas que, entre os dias 19 a 27 de novembro, estiveram nestes dois locais para que procurem uma Unidade Básica de Saúde para imediata vacinação – abertas em horário comercial, de segunda à sexta.

Com o término da Campanha Nacional, a Secretaria de Saúde informa que devem se vacinar os bebês com idade entre seis e 11 meses (dose zero), crianças com um ano (dose um), crianças com um ano e três meses (dose dois e última dose por toda a vida). Aqueles que não sabem se já estão imunizados, precisam atualizar a situação vacinal de acordo com a faixa etária:  de 20 a 29 anos com duas doses e de 30 a 49 anos com uma dose.

“A melhor estratégia para combater o sarampo é a vacinação. O sarampo é uma doença viral grave e altamente contagiosa que pode evoluir para complicações e levar à morte. A transmissão ocorre no contato de pessoa para pessoa e pela propagação no ar”, explica a enfermeira.

“Contudo, não podemos esperar para iniciar a prevenção. A paciente esteve na Clínica nesta quarta-feira, 27, por isso é importante realizar o bloqueio imediato das pessoas”, finaliza Alessandra. As vacinações ocorrem em todas as salas vacinas das Unidades Básicas de Saúde de Balneário Piçarras.

 

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você