30 C
Piçarras
domingo 3 de março de 2024


Balneário Piçarras cria ala de Emergência Respiratória para possíveis casos de Covid-19

Ouça a Matéria

A Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras criou uma ala específica para atender pacientes, que por ventura, sejam diagnosticados com Covid-19 e tenham seu quadro de saúde deteriorado rapidamente. Situada na Unidade Básica de Saúde Central – que neste período de pandemia é uma extensão do Pronto Atendimento 24h – a sala “Emergência Respiratória” tem capacidade para atender, simultaneamente, até quatro pacientes com dificuldades de respiração. A cidade ainda não registrou pacientes com a doença.

“Criamos uma emergência respiratória levando em consideração os pacientes que irão sofrer ou que venham a padecer de coronavírus. Eles podem evoluir para uma síndrome respiratória aguda grave, que é um quadro patológico de difícil manejo e que necessita de uma intubação precoce, um tratamento precoce”, explicou o diretor clínico do P.A, Fábio Traghetta. Ela foi criada com o apoio do hospital particular Nossa Senhora da Penha.

A ala é equipada com quatro respiradores (dois individuais e um duplo), ventilador mecânico, macas, oxigênio, oxímetro, aspirador, material médico hospitalar e medicação específica para o tratamento da doença – além de equipamentos de proteção individual aos trabalhadores. “É uma ala preventiva instalada no setor ampliado do Pronto Atendimento, em uma área isolada dos demais pacientes de emergência”, reforçou a secretária, Regiane Basso.

O diretor clínico do P.A detalha que a separação da ala de “Emergência Respiratória” foi pensada como forma de garantir a saúde dos demais pacientes e também para focar no atendimento aos possíveis doentes da Covid-19. “Primeiro para não ter a contaminação do habitual paciente de emergência. Segundo, para a gente direcionar a essa paciente um cuidado um pouco mais específico”, acrescentou Fábio.

Até às 15h desta quinta-feira, 2, Balneário Piçarras contabilizava um total de onze suspeitas de Covid-19, sendo que sete já haviam sido descartadas. Os quatro pacientes com a suspeita estão em isolamento doméstico e no aguardo do resultado das coletas – que podem demorar até duas semanas.

A Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras criou um Plano de Contingência focado na prevenção e combate ao Coronavírus (Covid-19).  Estratégias foram traçadas, entre elas a ampliação do Pronto Atendimento 24h para o atendimento específico de pacientes que apresentarem os sintomas peculiares da doença.

A Unidade Básica de Saúde do Centro está sendo utilizada como extensão do P.A 24h. Por lá, devem se dirigir os pacientes mais graves dos sintomas de febre, coriza, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, falta de ar, fraqueza e dor no corpo. O acesso é pela Rua Natal Paulo Galastri. As demais emergências seguem no acesso normal do Pronto Atendimento.

AQUISIÇÕES

A Secretaria de Saúde aguarda, para os próximos dias, a chegada de 100 testes rápidos para o diagnóstico da Covid-19 e também equipamentos de proteção individual complexos para os profissionais da saúde. “Os testes serão usados em situações de maior emergência, seguindo os critérios técnicos do Ministério da Saúde – que também está nos enviando alguns kits de testes”, encerrou Regiane.

 

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você