24.5 C
Piçarras
sexta-feira 23 de fevereiro de 2024


Balneário Piçarras monitora cinco suspeitas de Coronavírus

Ouça a Matéria

A Vigilância Epidemiológica de Balneário Piçarras faz o monitoramento de cinco pacientes com suspeita de Coronavírus (Covid-19). São pessoas que realizaram viagens para regiões contaminadas e que agora estão estabilizadas e em isolamento residencial por segurança, até que os resultados sejam revelados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

“Os pacientes já foram medicados e com sintomas controlados”, detalhou a enfermeira da Vigilância, Alessandra Reckziegel. Os resultados devem ser divulgados dentro de alguns dias, diante da alta demanda estadual por exames junto ao Lacen. Na semana passada, uma primeira suspeita foi descartada.

Nesta quinta-feira, 19, a Secretaria de Estado da Saúde confirmou 21 casos do novo coronavírus em Santa Catarina. Dois pacientes estão internados em unidades hospitalares, sendo um em Florianópolis e outro em Içara, após ter sido transferido do município de Braço do Norte. Os demais estão em tratamento domiciliar. Os casos confirmados foram registrados nos seguintes municípios: Florianópolis (6), Balneário Camboriú (4), Braço do Norte (4) Rancho Queimado (2), Joinville (2), Tubarão (2) e São José (1).

Além disso, Santa Catarina investiga outros 273 casos em todas as regiões do Estado e descartou 47 casos. No entanto, os números podem ser muito maiores. A reportagem confirmou com fontes ligadas as pastas municipais de Saúde que há dificuldade no protocolo de casos e desatualização do sistema.

Como há casos de transmissão comunitária, quando a origem do contágio não é identificada, o Estado atua com ações para emergência em saúde pública (nível 3). O governador Carlos Moisés decretou situação de emergência em Santa Catarina, restringindo o atendimento ao público em serviços que não são considerados essenciais. Também estão suspensos os eventos de qualquer tipo, sejam públicos ou privados, por 30 dias em Santa Catarina.

 

BOLETIM BALNEÁRIO PIÇARRAS

Suspeitas totais: 6

Em análise: 5

Descartadas: 1

Casos da doença: 0

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você