33.4 C
Piçarras
sábado 24 de fevereiro de 2024


Balneário Piçarras prepara mutirões de limpeza para conter avanço do mosquito da dengue

Ouça a Matéria

A Prefeitura de Balneário Piçarras prepara uma série de mutirões de limpeza para retirada de entulhos nos bairros como medida emergencial no combate ao mosquito Aedes Aegypti – transmissor da dengue. A medida foi tomada na manhã desta terça-feira, 5, em reunião do Comitê de Crise do Programa de Combate de Dengue, após a cidade confirmar seu primeiro paciente com a doença contraída dentro do próprio território do município.

“A situação começou a se agravar e precisamos tomar medidas emergenciais para conter esse avanço. Nossa equipe vem encontrando muitas áreas com entulhos, o que favorece o armazenamento de água e consequente proliferação do mosquito Aedes. Nossa ideia é realizar esses mutirões emergenciais e buscar diminuir o número de focos”, detalhou o coordenador do Programa, André Ladewig.

A população será previamente avisada sobre as datas dos mutirões, para que também possa fazer a destinação correta de algum entulho. “É importante deixar claro que não é um serviço continuado. É uma ação emergencial com foco em conter o crescimento do atual cenário. A população precisa ser consciente sobre a destinação correta de materiais indesejados”, alertou o prefeito Leonel José Martins.

Outra ação desenvolvida pelos órgãos sanitários será a intensificação de fiscalização para limpeza de terrenos baldios – com base no Decreto Municipal 069/2019. O documento permite a notificação de proprietários de imóveis com risco de proliferação do Aedes (residências e lotes) para que, dentro de 24h, providenciem a limpeza. Caso o proprietário não proceda com a limpeza, a Secretaria de Obras pode realizar o serviço e proceder com a cobrança, que oscila entre 7 UFM (Unidade Fiscal Municipal) até 13 UFM – de acordo com a metragem quadrada. Atualmente, a UFM vale R$ 110,00.

Participaram da reunião desta terça-feira, 5, os representantes das Secretarias de Administração e Fazenda, Saúde, Planejamento, Obras e Fundação do Meio Ambiente, além do prefeito e vice, Flávio Tironi.

CASOS NA CIDADE

Atualmente a cidade possui 7 casos confirmados de pacientes com dengue e mais 3 suspeitas. Dos casos confirmados, 6 pacientes contraíram a doença em outras cidades e já estão curados. O sétimo paciente é uma moradora de 63 anos do bairro Santo Antônio que contraiu a doença na cidade. Ele está em tratamento e se recupera bem.

A equipe do Programa de Combate de Dengue já localizou 217 focos de dengue, totalizando 2.400 larvas após 32 mil visitas domiciliares e às armadilhas estratégicas. Os bairros considerados infestados pelo mosquito são o Centro (64), Nossa Senhora da Paz (74) e Santo Antônio (37). Há focos também no Nossa Senhora da Conceição (10), Itacolomi (29), Bela Vista (1) e Morretes (2).

Na manhã desta terça-feira, 5, a equipe de combate ao mosquito realizou a aplicação de veneno na região onde a moradora de 63 anos reside. O foco é eliminar possíveis mosquitos Aedes contaminados, ato que acontece sempre que um novo caso da doença é confirmado pelo Laboratório do Estado.

A Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras reforça que é importante que todos tenham consciência sobre a importância da prevenção. “Ainda estamos localizando muitos entulhos e recipientes com água parada dentro das residências. Nos dias de hoje é inaceitável – principalmente no momento em que o assunto está em franca circulação nos meios de comunicação e redes sociais”, acrescentou André.  

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você