25.4 C
Piçarras
domingo 25 de fevereiro de 2024


Balneário Piçarras tem primeira confirmação de paciente com Covid-19

Ouça a Matéria

O Laboratório Central do Estado (Lacen) confirmou nesta quarta-feira (08) o primeiro paciente de Balneário Piçarras diagnosticado com Covid-19, a doença do coronavírus. Trata-se de um homem de 32 anos, diabético e morador do bairro Nossa Senhora da Paz. A Secretaria da Saúde informa que ele está bem e em isolamento doméstico.

“Ele ficou internado no hospital Marieta Konder Bornhausen por 2 dias, em isolamento, mas não precisou de intubação. Fez tomografia e coleta de secreção, onde foi confirmada a doença. O paciente já está em casa, estabilizado”, detalhou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Alessandra Reckziegel. O paciente vem sendo monitorado desde o dia 23 de março.

A secretária de Saúde, Regiane Basso, informou que a Secretaria realizou trabalho de orientação à família e pessoas envolvidas com o paciente, assim como eu seu ambiente de trabalho (no bairro Santo Antônio) – que foi totalmente sanitizado pelos proprietários, por recomendação da Vigilância.  “Seguimos um protocolo de apoio e prevenção às pessoas mais próximas ao paciente, também como forma de controle de surgimento de novos casos, fazendo a busca-ativa de pessoas com quem o paciente teve contato”, assegurou.

O município ainda aguarda o resultado de outras 2 suspeitas. Oito casos já foram descartados. Os sintomas mais comuns da doença entre os pacientes hospitalizados foram febre, tosse e falta de ar. Dores musculares e de cabeça, bem como confusão mental, irritação na garganta e desconforto no peito também foram observados. Pessoas com esses sintomas pode se consultar pela Telemedicina, ligando para o número 3347.2007.

Por meio deste projeto, o paciente passará por uma triagem e receberá instruções iniciais até posterior atendimento médico, que acontecerá através de uma videoconferência através do aplicativo WhatsApp. O serviço funciona em dias úteis, de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h e é voltado às suspeitas de Covid-19, a doença do coronavírus. Casos mais graves devem ir ao P.A 24h, com acesso pela UBS Central.

ALA DE “EMERGÊNCIA RESPIRATÓRIA” PARA POSSÍVEIS CASOS DE COVID-19

A Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras criou uma ala específica para atender pacientes, que por ventura, sejam diagnosticados com Covid-19 e tenham seu quadro de saúde deteriorado rapidamente. Situada na Unidade Básica de Saúde Central – que neste período de pandemia é uma extensão do Pronto Atendimento 24h – a sala “Emergência Respiratória” tem capacidade para atender, simultaneamente, até quatro pacientes com dificuldades de respiração.

“Criamos uma emergência respiratória levando em consideração os pacientes que irão sofrer ou que venham a padecer de coronavírus. Eles podem evoluir para uma síndrome respiratória aguda grave, que é um quadro patológico de difícil manejo e que necessita de uma intubação precoce, um tratamento precoce”, explicou o diretor clínico do P.A, Fábio Traghetta. Ela foi criada com o apoio do hospital particular Nossa Senhora da Penha.

A ala é equipada com quatro respiradores (dois individuais e um duplo), ventilador mecânico, macas, oxigênio, oxímetro, aspirador, material médico hospitalar e medicação específica para o tratamento da doença – além de equipamentos de proteção individual aos trabalhadores. “É uma ala preventiva instalada no setor ampliado do Pronto Atendimento, em uma área isolada dos demais pacientes de emergência”, reforçou a secretária, Regiane Basso.

 

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você