28.4 C
Piçarras
sexta-feira 23 de fevereiro de 2024


Balneário Piçarras tem todas as suspeitas de coronavírus (Covid-19) negativadas

Ouça a Matéria

A Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras acaba de informar que todas as duas últimas suspeitas de coronavírus (Covid-19) em pacientes residentes em Balneário Piçarras foram negativadas. Os resultados foram revelados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/SC) na manhã desta quinta-feira, 26. Desde o início da pandemia, o município contabilizou 7 suspeitas, todas negativadas.

A informação foi repassada à Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras – que ao longo da espera do resultado seguiu todos os protocolos de prevenção estipulados pelo Ministério da Saúde. “Mantivemos os pacientes em quarenta, mesmo eles apresentando boa recuperação”, detalhou enfermeira da Vigilância, Alessandra Reckziegel.

A secretária de Saúde, Regiane Basso, detalhou que o município está adotando todas as medidas preventivas ligadas ao vírus. “O Ministério da Saúde recomenda a redução do contato social o que, consequentemente, reduzirá as chances de transmissão do vírus, que é alta se comparado a outros coronavírus do passado”, frisou ela.

Pronto Atendimento 24h é ampliado para receber casos suspeitos do Coronavírus

A Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras tem um Plano de Contingência focado na prevenção e combate ao Coronavírus (Covid-19).  Estratégias foram traçadas, entre elas a ampliação do Pronto Atendimento 24h para o atendimento específico de pacientes que apresentarem os sintomas peculiares da doença.

A Unidade Básica de Saúde (USB) do Centro está sendo utilizada como extensão do P.A 24h. Por lá, devem se dirigir os pacientes emergenciais para outras enfermidades. O acesso é pela Rua Natal Paulo Galastri. Aos pacientes mais graves dos sintomas de febre, coriza, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, falta de ar, fraqueza e dor no corpo, o acesso é pela porta principal do P.A 24h.

“Essa medida se faz necessária para mantermos o isolamento destes pacientes, uma vez que a transmissão do Coronavírus ocorre justamente através do ar, favorecido pelo aglomero de pessoas”, detalhou a secretária. A UBS do Centro foi transferida temporariamente para Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), onde manterá seus atendimentos normais.

COMO SE PREVENIR

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão e passar álcool em gel.

– Manter distância e evitar tocar em pessoas doentes.

– Evitar lugares aglomerados e/ou fechados.

– Quando tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz.

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal.

– Não compartilhar objetos de uso pessoal.

– Evitar deslocamentos enquanto a pessoas estiver doente.

 

Foto por: FREEPIK.COM

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você