30 C
Piçarras
domingo 3 de março de 2024


Barra Velha aguarda resultado de exame para saber se óbito tem ligação com coronavírus

Ouça a Matéria

Uma barra-velhense de 38 anos faleceu na tarde desta sexta-feira, 17, após dar entrada no Pronto Atendimento, já em parada cardíaca – segundo a Secretaria de Saúde. Com histórico de gripe há cerca de dez dias, o município fez o teste para verificar se a causa da morte pode ter sido a Covid-19, a doença do coronavírus. O resultado deve sair em até 72h.

Em áudio replicado em grupos de mensagens instantâneas, o secretário de Saúde de Barra Velha, Ronnye Peterson Aparecido Nasser dos Santos, confirmou a situação. “Hoje, aproximadamente pelas 13h, essa paciente deu entrada no Pronto Atendimento já em parada cardíaca. Devido ao histórico da gripe, foi realizado o teste para analisar se a causa morte foi o vírus do coronavírus”.

Ele também fez a cronologia do caso. “Infelizmente hoje tivemos um óbito de uma mulher de 38 anos e, pelo histórico, essa paciente esteve no Pronto Atendimento cerca de dez dias atrás e apresentava alguns sintomas de gripe. Na ocasião foi recomendado ficar em isolamento, fazer o uso de algumas medicações e monitorar os sintomas – e procurar o médico novamente se os sintomas avançassem”.

O secretário frisou que no primeiro seu quadro não foi considerado grave, não se fazendo necessário a intervenção ou mesmo a realização do teste para a constatação da doença. Familiares da vítima confirmaram que ela sofria de asma e utilizava medicação para controlar as crises.

Oficialmente, a Prefeitura de Barra Velha não contabilizava a paciente que veio a óbito como caso suspeito. Em seus boletins epidemiológicos, trazia 7 casos analisados, sendo apenas 1 caso confirmado para Covid-19, inclusive já curado. As outras 6 situações haviam sido descartadas.

“Pedimos a todos que continuem se cuidando. O isolamento ainda é meio mais eficiente de combater essa pandemia”, solicitou Ronnye Peterson, finalizando com a indicação do constante uso do álcool em gel e também de máscaras de proteção caso precisem sair de casa.

 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você