28.4 C
Piçarras
sábado 24 de fevereiro de 2024


Casos de Coronavírus (Covid-19) passam para 109 em Santa Catarina

Ouça a Matéria

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, atualizou na noite desta terça-feira, 24, o número de catarinenses infectados pelo Coronavírus (Covid-19): passou  de 86 para para 109. O número positivo, considerado pelo chefe do executivo estadual, é a queda no número de casos suspeitos, de 410 (dia 23) para 336.

“São casos (336) em laboratório aguardando o resultado do exame. É um bom sinal, antes tínhamos 410 casos”, afirmou o governador na coletiva, que contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino. Neste novo relatório do Governo do Estado, houve a inclusão de duas cidades com casos positivos:  Laguna e Tijucas. “Não há remédio. Apenas isolamento social”, acrescentou o governador.

Os casos confirmados estão nas cidades de Florianópolis (20), Itajaí (10), Balneário Camboriú (9), Criciúma (9), Braço do Norte (9), Tubarão (9), Blumenau (7), São José (6), Joinville (4), Imbituba (4), Chapecó (3), Navegantes (3), Porto Belo (2), Rancho Queimado (2), , Jaguaruna (2), Jaraguá do Sul (2), Gravatal (2), Pomerode (1), Lages (1), Içara (1), Gaspar (1), Laguna (1) e Tijucas (1).

O secretário Helton detalhou que dos 109 casos, 6 pacientes estão internados na UTI. Os demais estão em isolamento doméstico. “A faixa etária idosa é a mais acometida, mas, a gente volta a destacar, dentre aqueles que tem positivado para o Covid-19 nós temos pacientes da faixa etária mediana, ou seja, adulto jovem (30 a 40 anos”, detalhou. “Não é uma patologia, uma doença restrita aos idosos. Todos nós estamo suscetíveis e todos nós podemos sim sermos contaminados”, reforçou o secretário.

Moisés e Helton garantiram que até o momento não há nenhuma confirmação de óbito por Coronavírus no Estado. “Em momento algum nós tivemos informação de algum óbito relacionado a Covid-19 e, caso nós tenhamos, até por uma questão de transparência do Governo do Estado, será informado. A população precisa saber o que está acontecendo em nosso território”, garantiu Helton. “Isso é fakenews, em outras palavras, mentira”, emendou Moisés.

Durante a coletiva, Moisés também deu detalhes de sua reunião em videoconferência com o presidente Jair Bolsonaro, que aconteceu na manhã desta terça-feira, 24. Pontuou ainda que haverá um incremento nos leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI’s) em hospitais regionais de referência. Um total de 713 novos leitos será aberto. 

“Nós projetamos a quantidade de pessoas que vai procurar a rede de saúde necessitando de terapia intensiva. A partir dessa instalação, vamos monitorar as demandas de forma rápida e objetiva para utilizar outros espaços, inclusive para quem precisar de um atendimento intermediário”, esclareceu Moisés. “Vamos dar uma resposta à altura do que a sociedade espera. Tomamos as medidas necessárias no momento certo e vamos colher os resultados de todo esse esforço que os catarinenses estão fazendo. Dentro do possível, vamos retomar as atividades do dia a dia”, acrescentou o governador.

Apoio do Governo Federal

Pela manhã, o governador participou de uma videoconferência com o presidente da República, Jair Bolsonaro, em que recebeu a garantia do Governo Federal de que não faltarão recursos para o combate ao coronavírus. “Os R$ 8 bilhões que serão destinados aos estados e municípios são um valor relevante para se somar aos investimentos que vamos fazer. O ministro Paulo Guedes garantiu que não vai faltar dinheiro e que todo esforço para a liberação desses recursos será feito”, relatou. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, garantiu que chegarão aos Estados os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os funcionários da saúde.

 

 

 

Foto por: Reprodução

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você