28.4 C
Piçarras
sábado 24 de fevereiro de 2024


Doses da vacina contra a gripe acabam no primeiro dia da Campanha

Ouça a Matéria

Os municípios de Balneário Piçarras e Barra Velha informaram que as doses para Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza (gripe), que começou nesta segunda-feira, 23, já terminaram. As Secretarias de Saúde aguardam nova remessa do Ministério da Saúde para dar continuidade à campanha, que por enquanto está suspensa. Em Penha, as poucas doses que restam em algumas unidades devem acabar nesta terça-feira, 24.

Em Balneário Piçarras foram 900 doses: 135 aplicadas em profissionais da saúde e 765 em idosos acima dos 60 anos. Em Barra Velha, a Secretaria de Saúde confirmou 1.400 aplicações, mas não detalhou a quantidade por público-alvo.  Em Penha, cerca de 1.130 doses foram aplicadas somente hoje (23). Apenas algumas unidades de saúde ainda têm a dose, confirmou a Vigilância Epidemiológica do município.

Os municípios brasileiros receberam um número reduzido de doses neste primeiro momento da campanha, que devem ser repostas dentro de poucos dias. Os municípios confirmaram que até que as novas doses cheguem, a campanha – que segue até o dia 22 de maio – está suspensa em todas as Unidades Básicas de Saúde. As Secretarias, no entanto, reforçam que todas as pessoas que estiverem no alvo da campanha receberão a dose.

Os públicos-alvo da campanha são: idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência física, visual, auditiva, múltipla, intelectual e mental serão vacinados.

A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos. A novidade para este ano é a inclusão de mais um grupo na campanha, os adultos com idade entre 55 e 59 anos. Até o ano de 2019, a vacina só estava disponível para os adultos com 60 anos ou mais.

Para a Campanha, o estado vai receber um total de cerca de 2.570.800 doses. Crianças vacinadas pela primeira vez vão receber duas doses, com um intervalo mínimo de 30 dias entre elas. A vacina oferecida neste ano será a trivalente que protege contra o vírus H1N1, H3N2 e vírus do tipo B.

Cuidados e medidas de prevenção

– Higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar. A higienização também é importante depois de usar o banheiro, antes das refeições, antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz;

– Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimão, bancos, maçanetas etc);

– Evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas;

– Manter os ambientes ventilados e arejados;

– Limpar com álcool superfícies e objetos que entram em contato frequente com as mãos, como mesas, teclados, maçanetas e corrimãos;

– Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e demais objetos de uso pessoal;

– Manter hábitos de alimentação saudáveis, com ingestão de líquidos e realização de atividades físicas.

 

Foto por: Felipe Bieging

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você