28.4 C
Piçarras
sábado 24 de fevereiro de 2024


Mutirões de limpeza para conter avanço do mosquito da dengue tem data marcada

Ouça a Matéria

A Prefeitura de Balneário Piçarras confirmou as datas dos mutirões de limpeza para retirada de entulhos nos bairros, que serão realizados como medida emergencial no combate ao mosquito Aedes Aegypti – transmissor da dengue. Eles começam na próxima semana, dia 1º de junho, pelo bairro Nossa Senhora da Paz, justamente a região mais infestada da cidade, e seguem para as demais regiões ao longo do mês.

Durante o mutirão do próximo dia 1º, a equipe do Programa de Combate à Dengue, junto da Secretaria de Obras, irão promover o recolhimento de entulhos e limpeza de regiões com alto risco para a maior proliferação do Aedes. “Nossa ideia é realizar esses mutirões emergenciais e buscar diminuir o número de focos. Será uma semana de limpeza em cada bairro”, detalhou o coordenador do Programa, André Ladewig.

Os mutirões têm a seguinte agenda em junho: dia 8 no Centro, dia 15 no Santo Antônio, dia 22 no bairro Itacolomi e, por fim, no Nossa Senhora da Conceição, dia 29. A decisão de realizar os mutirões foi tomada este mês, durante do Comitê de Crise do Programa de Combate de Dengue, após a confirmação do primeiro caso da doença contraída na própria cidade. A cidade já registrou 7 casos, sendo 6 casos contraídos em outras regiões.

Durante os mutirões, a população pode fazer a destinação correta de algum entulho, colocando em frente da calçada para o recolhimento das equipes. “É importante deixar claro que não é um serviço continuado. É uma ação emergencial com foco em conter o crescimento do atual cenário. A população precisa ser consciente sobre a destinação correta de materiais indesejados”, alertou o prefeito Leonel José Martins.

Outra ação desenvolvida pelos órgãos sanitários será a intensificação de fiscalização para limpeza de terrenos baldios – com base no Decreto Municipal 069/2019. O documento permite a notificação de proprietários de imóveis com risco de proliferação do Aedes (residências e lotes) para que, dentro de 24h, providenciem a limpeza. Caso o proprietário não proceda com a limpeza, a Secretaria de Obras pode realizar o serviço e proceder com a cobrança, que oscila entre 7 UFM (Unidade Fiscal Municipal) até 13 UFM – de acordo com a metragem quadrada. Atualmente, a UFM vale R$ 110,00.

CASOS NA CIDADE

A equipe do Programa de Combate de Dengue já localizou 253 focos de dengue. Os bairros considerados infestados pelo mosquito são o Centro, Itacolomi, Nossa Senhora da Paz e Santo Antônio. Há focos também no Nossa Senhora da Conceição, Bela Vista e Morretes.

 

(BOX)

DATAS DOS MUTIRÕES

Primeira semana (início 1 de junho): Nossa Senhora da Paz

Segunda semana (início 8 de junho): Centro

Terceira Semana (início 15 de junho): Santo Antônio

Quarta Semana (início 22 de junho): Itacolomi

Quinta Semana (29 de junho): Conceição

 

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você