28.4 C
Piçarras
sexta-feira 23 de fevereiro de 2024


Penha contabiliza segundo caso de Covid-19

Ouça a Matéria

A Secretaria de Saúde de Penha confirmou na noite deste domingo, 19, o segundo caso de Covid-19 na cidade. Trata-se de um morador profissional da saúde, mas que trabalha em Balneário Camboriú. Na sexta-feira, 17, uma paciente faleceu com a doença faleceu.

Além dele há mais dois casos suspeitos de moradores que aguardam resultado dos exames. Com isso sobe para 2 o número de doentes confirmados na cidade, com 02 casos ainda suspeitos. Das 17 notificações que a cidade já teve da doença, 13 foram descartadas.

“Já foi entrado em contato com a família do diagnosticado para ficarem em isolamento. Até o momento nenhum familiar manifesta sintomas, mas eles permanecerão sendo monitorados pela secretaria de saúde”, afirmou a Secretaria, em nota oficia.

“Nesse momento é mais do que nunca importante os moradores que não estiverem trabalhando observarem o isolamento social, evitando aglomeração. As pessoas que tem que trabalhar ou se deslocar para fazer compras também precisam observar as regras de distanciamento, uso de máscaras e álcool gel”, aconselha o secretário de Saúde, Sérgio de Mello.

MORTE

Faleceu na manhã desta sexta-feira, 17, no hospital Marieta Konder Bornhausen, de Itajaí, a paciente de 69 anos de Penha que teve o teste positivado para o Covid-19.  Ela estava internada em um tratamento contra câncer no pulmão, desde o dia 31, e as suspeitas são de que ela tenha contraído a doença na própria unidade.

Segundo familiares, entre os revezamentos da UTI e quarto, ela dividia o leito com outra paciente – posteriormente transferida para a capital. Em Florianópolis, ela também passou pelo teste, momento em que a doença do coronavírus foi confirmada. Na paciente de Penha, o teste foi feita na quinta-feira, 16.

A Secretaria de Saúde de Penha informou que “a suspeita de contaminação no hospital será investigada”. “Tomamos todas as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado, mas era inevitável que a nossa cidade, cercada pelos municípios de Itajaí, Navegantes e Balneário Piçarras, já com registros do coronavírus, logo não despontasse um caso, a princípio com essa suspeita de ser contraído na unidade hospitalar da cidade vizinha”, lamenta o secretário da Saúde.

Parentes e amigos que visitaram a idosa no hospital deverão ficar em isolamento e serão monitorados pela Secretaria de Saúde de Penha.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você