30 C
Piçarras
domingo 3 de março de 2024


Penha cria Centro de Coleta de Exames do Coronavírus

Ouça a Matéria

Com 53 casos confirmados de Covid-19, começa a funcionar hoje (25), em Penha, o Centro de Coleta de Exames do Coronavírus – localizado em frente ao Hospital Nossa Senhora de Penha, na mesma rua em que funciona o Pronto-Atendimento (P.A 24h). O objetivo do Centro é de agilizar e aumentar o número de exames verificando o contágio por coronavírus na cidade.

“A coleta está sendo centralizada, otimizando o tempo das enfermeiras que fazem os testes. Agora vamos agendar com os pacientes para que se desloquem em horário agendado até o centro de coleta”, explica a enfermeira da epidemiologia Jaine Spricigo. Mais testes rápidos e kits de coleta foram enviados pelo Governo do Estado.

Os pacientes com sintomas da covid-19 devem procurar as unidades de saúde do seu bairro ou o P.A. 24 horas. Eles já sairão agendados dessa unidade para atendimento no Centro de Coleta. “O paciente deve passar antes por avaliação médica para poder fazer os exames”, complementa a enfermeira.

“A nossa prioridade continua sendo os pacientes que manifestam os sintomas da COVID-19, qualquer paciente que feche critério para COVID-19 é encaminhado imediatamente pra isolamento domiciliar e orientado sobre os devidos cuidados mesmo antes de realizar a coleta  do exame”, reforçou Jaine.

“Inclusive temos um plano de contingência de, se necessário, transformar esse Centro de Coleta, também num centro de triagem de atendimento”, adiantou o secretário de saúde de Penha, Sérgio de Mello. Até agora, 163 moradores de Penha realizaram o exame, sendo 98 coletas feitas no município e 65 em outras cidades.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você