Se encontra em fase experimental de funcionamento no Pronto Atendimento 24h de Penha o Raio-x Digital, locado pela Secretaria de Saúde A perspectiva é que nessa semana todos os exames sejam feitos pelo equipamento, após o treinamento da equipe de radiologia.
“Não apenas na redução de custos, mas também na promoção da preservação ambiental é muito interessante que não precisaremos mais usar elementos químicos para a revelação do raio x, porque agora tudo será por computador”, explica a técnica em radiologia, Eliza Maurina Coelho.
Graças ao equipamento, a imagem radiografada de estruturas internas do corpo é imediatamente gerada no computador, e pode ser rapidamente encaminhada para o profissional que a requisitou.
Além disso, a tecnologia também permitirá aos médicos uma análise melhor de cada raio x, percebendo patologias obscuras, dando assim um diagnóstico mais preciso.
Atualmente utilizando até o início dessa semana um equipamento de quase 20 anos de uso, cerca de 1.500 exames de raio x são feitos por mês na cidade de Penha. Com a implantação do Raio-x Digital, a Secretaria de Saúde espera garantir não só o aumento desse atendimento, como evitar possíveis interrupções.
“Não teremos mais o problema da manutenção de um equipamento velho, pois o equipamento digital é locado, sua manutenção é responsabilidade da empresa, que garante a substituição rápida do equipamento caso necessário. Isso vai garantir que sempre que necessário, tenhamos o raio x a disposição, dando rapidez e qualidade no atendimento da população de Penha”, afirmou o secretário da Saúde, Sérgio de Mello.
Foto por: Divulgação