27 C
Piçarras
segunda-feira 26 de fevereiro de 2024


Quinta suspeita de coronavírus em Balneário Piçarras é descartada

Ouça a Matéria

A Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina negativou a quinta suspeita de coronavírus em pacientes residentes em Balneário Piçarras. A informação foi confirmada na manhã desta segunda-feira, 23, à Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras. Outras duas suspeitas seguem em análise laboratorial.

“Esses dois pacientes estão com estado de saúde estabilizado e em isolamento domiciliar”, detalhou enfermeira da Vigilância, Alessandra Reckziegel. Com os novos resultados, Balneário Piçarras se mantém sem qualquer caso da doença Covid-19. O município está adotando todas as medidas preventivas ligadas ao vírus.

“O Ministério da Saúde recomenda a redução do contato social o que, consequentemente, reduzirá as chances de transmissão do vírus, que é alta se comparado a outros coronavírus do passado. Por isso, reforçamos que a comunidade respeite a quarentena e permaneça em casa, saindo apenas quando extremamente necessário”, frisou a secretária de Saúde, Regiane Basso.

A Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras traçou um Plano de Contingência focado na prevenção e combate ao Coronavírus. Estratégias foram traçadas, entre elas a ampliação do Pronto Atendimento 24h para o atendimento específico de pacientes que apresentarem os sintomas peculiares da doença.

A Unidade Básica de Saúde (USB) do Centro será utilizada como extensão do P.A 24h. Por lá, devem se dirigir os pacientes emergenciais para outras enfermidades. O acesso é pela Rua Natal Paulo Galastri. Aos pacientes mais graves dos sintomas de febre, coriza, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, falta de ar, fraqueza e dor no corpo, o acesso é pela porta principal do P.A 24h.

OUTRAS MEDIAS

Outras medidas foram tomadas pela Secretaria – todas seguindo os critérios da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e Governo do Estado. O Centro Integrado de Reabilitação (CIR) está com suas atividades parcialmente suspensas. Estão mantidas apenas os atendimentos pós-operatórios e de fraturas, e em atendimentos individualizados.

“O foco destas normatizações é evitar a aglomeração de pessoas nos prédios da saúde, que são locais de maior circulação de doenças. Recomendamos que as pessoas procurem por atendimento apenas em casos de real necessidade, de urgência ou emergência”, detalha Regine.

O Laboratório Municipal também tem seu fluxo de trabalho mudado: realizará apenas a coleta e análise de casos de emergência e urgência. O Raio-X do P.A 24h só será utilizado em situações de emergência. Já os exames de mamografia estão suspensos temporariamente.

A Farmácia Municipal também adotará medidas a compelir o grande número em um mesmo período para retirada de medicamentes. Será adotado um sistema de limitação de espaços, senhas de atendimento e também a ampliação de funcionários – para agilizar o processo de entrega da medicação. Há também a possibilidade de retirada gratuita de medicamentos nas Farmácias Populares. Os pacientes da zona rural receberão a medicação em casa.

As consultas médicas de especialistas também estão limitadas. A Secretaria de Saúde manteve a Cardiologia, Ortopedia e Obstetrícia. Por fim, as consultas com dentistas serão realizadas apenas em casos de emergência. “Essas são nossas primeiras medidas, que poderão mudar com o passar dos dias e conforme a situação mundial se comportar”, detalhou Regiane.

As consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde estão mantidas. Contudo, a secretária frisa que é importante que os pacientes tenham conhecimento que o momento vivido pela sociedade requer menor exposição social possível.

 

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você