25.6 C
Piçarras
quinta-feira 29 de fevereiro de 2024


Saúde mapeia pacientes de maior frequência no P.A 24h para serem atendidos pelas Unidades Básicas

Ouça a Matéria

A Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras iniciou um trabalho estratégico com pacientes que buscam atendimento no Pronto Atendimento 24h com maior frequência. A intenção é vincular este paciente a Unidade Básica de Saúde do bairro do paciente para que ele possa realizar uma investigação da sua situação de saúde, chegar a um diagnóstico precoce e tratamento adequado.

“O Pronto de Atendimento 24h deve ser procurado exclusivamente em casos de emergência ou urgência, para que a situação seja reestabelecida de imediato. Contudo, para que a origem do problema possa ser diagnosticada e um tratamento clínico específico seja iniciado é preciso que um médico da Unidade seja consultado”, explicou a secretária de Saúde, Bruna Emanuela Machado.

Esse levantamento está sendo feito pela equipe do P.A 24h e remetido as Unidades, onde as agentes comunitárias de saúde farão o primeiro contato com os pacientes. “As agentes farão a abordagem inicial, no intuito de promover o acolhimento dentro do Programa da Estratégia da Saúde Família (ESF), que busca justamente o promover a qualidade de vida da população”, reforçou Bruna.

Pacientes que se encaixam nesse perfil podem procurar antecipadamente a unidade de saúde do bairro para uma conversa inicial com a equipe técnica. “É importante que se conscientizem que o P.A 24h tem como foco estabilizar momentaneamente a saúde do paciente. O tratamento correto é iniciado na Unidade”, finalizou a secretária.

 

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você