25 C
Piçarras
quinta-feira 29 de fevereiro de 2024


Saúde reforça importância de isolamento na tentativa de controle do Coronavírus

Ouça a Matéria

A Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras faz um apelo à sociedade. Pautada nas medidas para o controle e prevenção à pandemia do Coronavírus (Covid-19), a solicitação é para que a população procure os serviços municipais de saúde somente em casos de extrema necessidade. O foco é evitar aglomerações que favorecem a transmissão em um possível caso positivo para a doença.

“Enfrentamos uma situação de pandemia mundial e que requerer uma série de medidas preventivas. Entre elas, está justamente evitar grandes aglomerações. Hoje, a principalmente recomendação dos órgãos de saúde de todo o mundo é para que a população dê prioridade para ficar em sua residência”, solicita a secretária, Regiane Basse. As Unidades Básicas de Saúde e o Pronto Atendimento 24h estão de prontidão para a população.

Contudo, a Secretaria de Saúde frisa que a população procure os serviços apenas em casos de urgência ou emergência. As Unidades Básicas de Saúde podem ser procuradas nas situações de agravamento dos sintomas típicos do Covid-19: febre, coriza, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, falta de ar, fraqueza e dor no corpo. “A depender da situação, o encaminhamento é feito ao P.A 24h”, detalha Regiane.

Não há um prazo para que a situação mundial se normalize. Por conta isso, as medidas preventivas têm ganhado vigor em todos os setores da iniciativa privada e pública. “Todas elas caminham para que as pessoas se isolem em suas casas. Essa é a principal forma de quebrar a cadeia de contágio. Além disso, a higiene pessoal (uso de álcool em gel 70% para limpeza constante das mãos) é essencial nessa tentativa de controle”, finalizou Regiane.
 

OUTRA MEDIDAS NOS SERVIÇOS DA SAÚDE

Outras medidas foram tomadas pela Secretaria – todas seguindo os critérios da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e Governo do Estado. O Centro Integrado de Reabilitação (CIR) está com suas atividades parcialmente suspensas. Estão mantidas apenas os atendimentos pós-operatórios e de fraturas, e em atendimentos individualizados.

O Laboratório Municipal também tem seu fluxo de trabalho mudado: realizará apenas a coleta e análise de casos de emergência e urgência. O Raio-X do P.A 24h só será utilizado em situações de emergência. Já os exames de mamografia estão suspensos temporariamente.

A Farmácia Municipal também adotará medidas a compelir o grande número em um mesmo período para retirada de medicamentes. Será adotado um sistema de limitação de espaços, senhas de atendimento e também a ampliação de funcionários – para agilizar o processo de entrega da medicação. Os pacientes da zona rural receberão a medicação em casa.

As consultas médicas de especialistas também estão limitadas. A Secretaria de Saúde manteve a Cardiologia, Ortopedia e Obstetrícia. Por fim, as consultas com dentistas serão realizadas apenas em casos de emergência.

Foto por: FREEPIK.COM

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você