29.3 C
Piçarras
sexta-feira 1 de março de 2024


Secretaria da Saúde de Balneário Piçarras vai vacinar idosos em casa

Ouça a Matéria

A Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras informou que os idosos acima dos 60 anos – inclusos na Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza (gripe) – receberão a dose em casa, assim que as novas doses forem fornecidas pelo Ministério da Saúde. A este público a vacina não será mais aplicada nas Unidades Básicas de Saúde, apenas em casa.

“A Secretaria de Saúde possui o cadastro completo dos idosos do município. Solicitamos que todos aguardem a vacinação em casa. Até o dia 16 de abril a equipe de saúde fará a vacinação, que está vindo por remessas para o município”, explicou a secretária de Saúde, Regiane Basso. No primeiro dia da Campanha, dia 23, as 900 doses entregues à cidade foram aplicadas.

A medida é necessária para fomentar o isolamento social. “As pessoas precisam ficar em casa. Os profissionais de saúde farão a visita aos idosos, tomando por preferência os mais antigos e com doenças mais debilitantes”, pontuou Regiane. Somente na segunda-feira, 765 idosos foram vacinados na cidade.

Para a Campanha, o estado vai receber um total de cerca de 2.570.800 doses. Crianças vacinadas pela primeira vez vão receber duas doses, com um intervalo mínimo de 30 dias entre elas. A vacina oferecida neste ano será a trivalente que protege contra o vírus H1N1, H3N2 e vírus do tipo B. A meta é vacinar, pelo menos, 90% do público-alvo. A novidade para este ano é a inclusão de mais um grupo na campanha, os adultos com idade entre 55 e 59 anos. Até o ano de 2019, a vacina só estava disponível para os adultos com 60 anos ou mais.

Número reduzido de doses

Os municípios brasileiros receberam um número reduzido de doses neste primeiro momento da campanha, que devem ser repostas dentro de poucos dias. A Secretaria Municipal de Saúde já fez contato com o departamento estadual de saúde, responsável pela distribuição das doses, cobrando agilidade no processo. A estimativa é de que a campanha recomece ainda nesta semana.

Público-alvo

De 23 de março a 16 de abril: idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. 16 de abril a 09 de maio: professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

09 de maio a 22 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência física, visual, auditiva, múltipla, intelectual e mental serão vacinados.

Foto por: Divulgação

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você