30 C
Piçarras
domingo 3 de março de 2024


Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras contesta oitavo caso de Covid-19

Ouça a Matéria

A Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras se manifestou na tarde desta sexta-feira, 8, sobre o oitavo caso de Covid-19 atribuído ao município. Em nota oficial, a pasta acredita que o número seja um caso duplicado, uma vez que o Governo do Estado – autor da notificação – não tem quaisquer informações sobre o paciente, assim como o próprio município. O Estado, em recente posicionamento, afirmou falhas no sistema que geraram duplicações.

“Nós realizamos todos os protocolos de segurança e monitoramento dos outros 7 pacientes com Covid-19. Entretanto, este oitavo caso é inexistente para nós e para o próprio Estado, que não tem qualquer informação deste paciente. Ele existe apenas como número”, afirmou a secretária de Saúde, Regiane Basso, assegurando ainda que o oitavo caso não foi diagnosticado pelo município

“Não houve a notificação do oitavo caso pelo município. A Secretaria Municipal de Saúde aguardou a comunicação por parte do Estado por um período e, logo depois, iniciou investigação para busca de informações sobre o oitavo caso, entretanto, a própria Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado de Santa Catarina (DIVE/SC), informou ao município que não há informações sobre um possível oitavo caso, ou seja, tanto para o município, quanto para a própria DIVE/SC, não existem informações sobre este oitavo caso, entendendo-se que o caso não existe”, reforçou Regiane.

A tese é reforçada pelo próprio Governo do Estado, que no dia 1º de maio emitiu uma nota explicando a situação de duplicidade. “A Secretaria de Estado da Saúde explica que a redução no número em relação ao divulgado no dia anterior se deve à correção de casos que estavam registrados em duplicidade, fato ocorrido quando o painel do Governo do Estado integrou dados de outros sistemas do Ministério da Saúde, como o Sistema de Laboratório, o e-SUS VE e SIVEP Gripe. O órgão está trabalhando para evitar novos registros em duplicidade nos boletins futuros, e também pediu aos notificadores dos sistemas para que tenham atenção no preenchimento das informações”.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você