A Vigilância Epidemiológica de Barra Velha publicou nesta sexta-feira, 10, relatório mais recente sobre a situação da dengue no município. Ele revela que 4.075 moradores já contraíram a doença, com dois óbitos já confirmados.
Os números foram obtidos através do compartilhamento com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica Estadual (DIVE), que procede com a análise oficial de todos os exames realizados no Pronto Atendimento 24h.
Todos os diagnósticos foram realizados por meio de clínicas epidemiológicas, exames laboratoriais e testes rápidos NS1, “garantindo a precisão dos resultados”, pontua nota oficial do Governo.
Além disso, o relatório destaca a identificação de 180 focos com larvas do mosquito Aedes aegypti durante esse período. A Secretaria de Saúde e Saneamento de Barra Velha solicitam o apoio da comunidade no combate ao mosquito.
“A comunidade é parte essencial no combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue. Por isso, a população de Barra Velha é encorajada a reportar qualquer foco suspeito, seja larvas ou mosquitos adultos, bem como possíveis criadouros de mosquitos, através do WhatsApp no número 47 9 9638-1879”, solicita a Secretaria.
Em 11 de março, a cidade decretou situação de emergência em virtude da infestação do mosquito transmissor da doença.