Com o objetivo de fortalecer as ações de controle e prevenção da dengue em Barra Velha, a Vigilância Epidemiológica informou que a partir das 5h da manhã desta sexta-feira, 02, e do mesmo horário nos dias 5, 8, 10 e 12 de maio, será feita a aplicação de inseticida com o método do fumacê (carro com equipamento que transforma o inseticida em fumaça, para facilitar o alcance das áreas) em algumas ruas dos bairros São Cristóvão e Jardim Los Angeles.
Segundo a secretária de saúde, Lilian Ramos Gervasi, o uso do veneno foi liberado como medida preventiva e de contenção, apoiado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica Estadual – DIVE/SC, devido ao aumento de casos positivos registrados nos últimos 10 dias na região.
A coordenadora do setor de Epidemiologia, Angelita Lourenço, explica como foi feita a escolha do método e dos trechos que devem receber o serviço. “Nem todas as ruas em sua extensão completa serão contempladas nos dois bairros. Isso acontece porque as áreas são muito extensas e específicas, onde só a bomba costal não funciona. Nestes casos, o Estado autoriza o fumacê”.
Na quarta-feira, 30, durante todo o dia, os agentes de endemias estiveram em campo nas residências, para fazer o bloqueio com a eliminação dos focos e orientar os moradores sobre como se preparar para receber a ação.
O produto utilizado pode causar reações adversas, por isso alguns cuidados são necessários durante aplicação:
Manter janelas e portas abertas;
Resguardar em cômodos fechados animais de pequeno porte como gato, passarinho e cachorro;
Aos apicultores, indica-se colocar um pano sobre as caixas, para evitar a exposição destes insetos ao veneno.