23 C
Piçarras
quarta-feira 17 de abril de 2024


Mobilização consegue mais recursos para segurança

Ouça a Matéria


Depois de intensa mobilização da sociedade civil, de vereadores e de entidades como a Associação Comercial e Industrial de Itajaí, a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa do Cidadão decidiu investir na área de segurança no município. Durante uma reunião no dia 28, o secretário João Henrique Blasi, anunciou o investimento no reforço de efetivo, aquisição de novas viaturas, equipamentos e armamentos.


A reunião contou com a participação do governador Luiz Henrique, do secretário do desenvolvimento regional de Itajaí, Paulo Márcio Cruz; do presidente da Assembléia Legislativa, Volnei José Morastoni, da presidente da ACII, Maria Izabel Pinheiro Sandri e demais autoridades políticas e empresariais da região,


De acordo com Blasi, o maior problema da região, a falta de efetivo policial, ainda não deve ser solucionado neste momento, porque atinge a todas as regiões. “De acordo com a ONU, o ideal é que exista um policial para cada 250 habitantes. Em Santa Catarina, dispomos de um policial para cada 594,5 habitantes, o que gera uma defasagem de 6 mil policiais em Santa Catarina. Não há possibilidade de contratação deste pessoal por falta de recursos, o que implicaria inclusive em descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal”, informou Blasi.



Reforço



O secretário destacou que o 1º Batalhão de Polícia Militar de Itajaí deverá receber um reforço de mais 15 soldados ainda neste ano e mais 15 no ano que vem, aumentando em 30 homens o efetivo policial para os municípios de Itajaí, Navegantes e Penha. Para a Operação Veraneio, que deve iniciar em 1º de dezembro, devem vir para o município mais 70 policiais militares e outros 30 policiais civis, perfazendo um reforço de 100 homens solicitados pela ACII.


Blasi também solicitou à presidente da Associação Comercial que busque junto à prefeitura municipal, visando a efetiva implantação da Guarda Municipal de Trânsito, o que liberaria os PMs para atuarem diretamente no combate à criminalidade. “Nos municípios onde já existe a Guarda Municipal, o volume de policiais trabalhando diretamente no controle da criminalidade aumentou sensivelmente”, explicou Blasi. A PM de Itajaí deverá adquirir pelo menos seis viaturas de pequeno porte, utilizando recurso Convênio de Trânsito mantido com a Prefeitura, num valor aproximado de R$ 100 mil. O 1º BPM também deverá receber armamento advindo de licitação que a SSP está realizando no Estado, além de novos rádios de comunicação, micro-computadores e coletes à prova de bala.


Confira também
as seguintes matérias recomendads para você