16.7 C
Piçarras
quinta-feira 18 de julho de 2024


BV terá evento para marcar a semana farroupilha

Ouça a Matéria

Para marcar a comemoração do Dia do Gaúcho, no dia 20 de setembro, a Academia de Danças Gaúchas Estilo Serrano e o Grupo de Arte e Cultura Chalana do Litoral convidam o público a participar dos festejos amanhã, 19, a partir das 16 horas na Praça Central Lauro Carneiro de Loyola. Os participantes poderão trazer sua cuia e se juntar na roda gauchesca, que representa o segundo maior movimento do mundo, somente perdendo para a cultura country.
Durante a reunião aberta, que faz referência à semana farroupilha, celebrada em Rio Grande do Sul, haverá música tradicionalista com os diversos estilos que formam parte da música gauchesca.
O município atualmente possui como representante da cultura gaúcha o Centro de Tradicionalismo Gaúcho (CTG) Esteio da Tradição, que costuma realizar festivais de enlaçada.
A integrante da Direção de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Juralice Borges Rodrigues, também professora de dança, explicou que um dos maiores ícones do tradicionalismo gaúcho é representado pelo chimarrão, que faz referência ao espírito democrático e a confraternização em igualdade.
“As comemorações da Semana Farroupilha, acontecem em todo território nacional e até mesmo em algumas cidades estrangeiras, como por exemplo Itália, Japão, Estados Unidos, onde devidamente ?pilchados?, ou seja, trajados tipicamente, os gaúchos ou simpatizantes comemoram a data, acendendo o candeeiro da Chama crioula”, comentou Juralice.
O dia 20 de Setembro é a data máxima do Estado. Neste dia, em todos os recantos, os gaúchos reverenciam a Revolução Farroupilha – marco da história e da formação política da sociedade rio-grandense – suas causas e ensinamentos. Dentro das comemorações, realizam-se ?tertúlias livres? (encontros de canto e dança) e mateadas (rodas de chimarrão).
Durante a recepção dos grupos típicos do município, os integrantes estarão trajando vestimentas típicas. Os homens usarão bombachas, botas, lenços e chapéus de aba larga, enquanto as mulheres estarão vestidas de prenda, com vestidos rodados e coloridos, e belas flores nos cabelos.

Avanços
A Revolução Farroupilha, iniciada em 20 de setembro de 1835, durou cerca de 10 anos, envolvendo sucessivos combates, com a participação de cerca de 20 mil homens e mulheres. Calcula-se a morte heróica de aproximadamente 3.500 pessoas, em sua maioria revolucionários.
Apesar da guerra, do ataque constante do poder imperial, os rebeldes farrapos mantiveram a atividade econômica, desenvolveram as estruturas de poder, tanto civil quanto militar, e introduziram revolucionárias práticas democráticas.
Em 1837 e 1838, libertaram os escravos, que haviam participado da revolução; reduziram os impostos sobre exportação e restabeleceram o imposto sobre importação de gado; criaram uma fábrica de arreios e outra de curtir couros e promoveram o recenseamento da população.
Ainda, dentre as medidas mais importantes, institui-se a Assembléia Constituinte e o sistema eleitoral baseado no sufrágio universal, com voto obrigatório e apuração perante o povo reunido.
A Revolução Farroupilha, portanto, deixou muitos ensinamentos, dentre os quais, certamente, destacam-se o sentimento de soberania em relação ao poder central, o profundo espírito de integração da sociedade com o poder público e um grande senso de patriotismo.
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você