14 C
Piçarras
quarta-feira 29 de maio de 2024


Começam as novenas da Festa do Divino 2010

Ouça a Matéria

A festa, marcada pela religiosidade e devoção, caminha para seu início oficial. As novenas das 174ª edição Festa do Divino Espírito Santo, de Penha, começam na próxima quinta, 13, às 19h30. O tema da primeira liturgia não poderia ser outro se não ‘Quem é o Espírito Santo’, e será coordenado pelo Padre da Paróquia de Nossa Senhora da Penha, Alcimir José Pillotto.
Após as liturgias, todas as noites, será servido um prato gastronômico diferente que pode ser degustado ao som de diversos grupos musicais. As novenas serão realizadas ao longo de toda a noite, até o dia 22. “Todas as pregações são pautadas no Espírito Santo e seu significado”, explica o padre. A festa mais tradicional de Penha ganha seu ímpeto no domingo, 23.
“Até lá, esperamos receber um grande público”, almeja Pillotto. No dia 23, na missa das 10h, Maurício da Costa será empossado como o imperador da 174ª Festa do Divino Espírito Santo. “É o dia mais importante da Festa”, afirma o padre. No fim da tarde, às 17h, um sorteio vai definir quem será o imperador da edição seguinte. Os festejos religiosos se enceram na segunda-feira, 24. Às 10h padre Pillotto celebra a última missa da Festa e em seguida Maurício recebe seus convidados em um almoço de agradecimento.
As Festas do Divino Espírito Santo têm ligação direta com os costumes dos colonizadores da região. Em Penha, os portugueses vindos do Arquipélago de Açores chegaram em 1837. Estavam atrás das valiosas baleias. Seu óleo era utilizado principalmente na iluminação pública. Consigo, trouxeram uma valiosa coroa. Daquele ano até hoje, esses colonizadores e seus descendentes realizaram anualmente a Festa do Divino Espírito Santo, que está em sua 174ª edição.
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você