23 C
Piçarras
quarta-feira 17 de abril de 2024


Exposição fotográfica mostra cenas antigas de Barra Velha

Ouça a Matéria

Até o dia 07 de dezembro uma exposição de fotografias antigas do município junto com a primeira maquete da antiga igreja de Barra Velha estará sendo apresentado ao público no prédio da Prefeitura Municipal. Através da Fundação Municipal e Cultura, coordenada por Carlos Fagundes, a mostra que relata parte da história do município e ainda permite conhecer a arquitetura original da primeira igreja local, construída em 1910.
As fotografias fazem parte do acervo da pesquisadora Madalena da Silva, que possui levantamentos extensos sobre as origens do município. Imagens da caça de baleias, as primeiras construções, a beira-mar com uma grande faixa de areia e restinga no Centro, além da lagoa da cidade, que chegava quase até a metade da praça que existe hoje no local.
Já a maquete foi construída de forma artesanal pelo canoísta de ondas e campeão brasileiro Jerry Sirena. O trabalho minucioso possui até os mínimos detalhes dos interiores da igreja, incluindo bancos, pinturas e as janelas trabalhadas.
“A antiga igreja estava localizada onde se encontra a atual igreja matriz e sua frente dava para o mar. Demorou 40 anos para ser construída e teve a utilização de óleo de baleia que na época era usado na mistura para a edificação. Já em 1969 houve a promessa de reformas para conserto do prédio, mas acabou sendo demolida”, contou o presidente da Fundação.
O morador barravelhense Sebastião Vieira, que há mais de 65 anos reside no município, comentou que antigamente as missas eram celebradas sem iluminação elétrica. “Por volta de 1964 veio a luz elétrica. A igreja era um local de reunião da comunidade e reunia muita gente, sem contar as épocas festivas”, disse Sebastião.
Depois do dia 07 de dezembro a exposição será levada para o bairro São Cristóvão, se transformando numa mostra itinerante que irá percorrer os bairros divulgando a história da cidade.
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você