19.4 C
Piçarras
segunda-feira 22 de abril de 2024


IBGE começa a contabilizar os dados do Censo

Ouça a Matéria

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na tarde de quinta-feira, 19, os primeiros números do Censo Demográfico 2010. No Brasil, os 130 mil recenseadores já transmitiram dados para o IBGE de cerca de 33 milhões de brasileiros, 17% da população que o Instituto estima haver no país. Em Balneário Piçarras o índice é de 10,91% e em Penha de 18,02.
“Todos os dias temos acesso a dados atualizados, já que este Censo é o primeiro totalmente informatizado, o que possibilita um maior controle pelas coordenações”, afirma a coordenadora da área dos onze municípios da Amfri, Luana Vicente. De acordo com o balanço, 1.621 pessoas já foram entrevistadas em Balneário Piçarras e outras 4.014 em Penha.
A atualização dos dados é diária, contudo, os números serão divulgados uma vez por semana. “Iremos divulgar as informações da nossa área uma vez por semana, para que todos possam acompanhar o nosso trabalho, auxiliando na divulgação e, também, no controle da operação, o que resulta em um trabalho mais transparente a toda a população”, frisa Luana. As informações estarão disponíveis no site do IBGE (www.ibge.gov.br).
A disparidade entre os números de Balneário Piçarras e Penha se deve às características distintas de cada cidade. “Pedimos atenção ao fato de que cada município tem uma característica, ou seja, alguns possuem mais áreas rurais e localidades de difícil acesso (seja em razão do relevo ou até mesmo dos moradores), outros nem tanto, sendo que isso tudo influencia diretamente no andamento da coleta”, alerta a coordenadora.
Entretanto, o IBGE afirma que os números estão dentro do cronograma de trabalho. De acordo com o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, o fato de ter alcançado a meta dos dias iniciais decorre principalmente do trabalho previamente feito de identificação dos locais de trabalho dos recenseadores, a chamada pré-coleta; da qualidade e do bom treinamento desses recenseadores e também da condição urbana da maioria da população.

Os trabalhos
A equipe do Censo em Balneário Piçarras é formada por 17 recenseadores que irão visitar os cerca de três mil domicílios nos 99km² do território do município. A expectativa é de que mais de 15 mil habitantes respondam ao questionário. Em Penha, 28 cadastradores estarão percorrendo a cidade, que foi dividida em 53 setores, pelos próximos dois meses. Mais de 23 mil pessoas devem ser recenseadas em Penha.
Todos os recenseadores que estão trabalhando no Censo 2010 atuam identificados com uma roupa azul, boné com símbolo do IBGE, crachá e um aparelho GPS. “É uma entrevista que dura em média de 15 a 30 minutos e pedimos compreensão da população para que o trabalho obtenha sucesso”, solicita Raquel de Oliveira, coordenadora dos trabalhos no município vizinho, Penha.
No 12º Censo Nacional dois modelos de questionário serão aplicados: o Básico e o de Amostra. Integram o questionário Básico perguntas sobre as características dos moradores (sexo, idade, cor ou raça, educação, rendimento) e dos domicílios (condição de ocupação, número de banheiros, abastecimento de água, esgotamento sanitário, existência de energia elétrica, destino do lixo).
Já o questionário da Amostra, além das perguntas do questionário básico, tem perguntas mais abrangentes e detalhadas sobre características dos domicílios e dos moradores (religião, deficiência física ou mental/intelectual permanente, migração, estado civil, fecundidade, educação, trabalho e rendimento, entre outras). A participação no Censo é obrigatória.
O Censo Demográfico é a única pesquisa domiciliar a levantar informações sobre todos os 5.565 municípios brasileiros e, para alguns quesitos, trará dados até mesmo para bairros e distritos. Investigando as características dos domicílios, as relações de parentesco, fecundidade, educação, trabalho, renda, cor, raça e religião. O questionário do Censo foi amplamente discutido com especialistas e usuários, atende a recomendações internacionais e trará perguntas capazes de verificar as transformações sociais desde a realização do Censo 2000 e revelar um novo retrato do país.
 

Foto por: Felipe Bieging

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você