24.9 C
Piçarras
sábado 13 de abril de 2024


Prefeitura e Cohab assinam termo para construir casas

Ouça a Matéria

A presidente da Cohab-SC, Maria Darci Mota Beck, firmou na quinta-feira, 06, o termo de parceria com a Almeida Construtora e Incorporadora Ltda. e a Prefeitura Municipal para construir 320 apartamentos no bairro Vila Nova, absorvendo também o Programa Minha Casa, Minha Vida. Para poder viabilizar esse convênio, foi aberto um cadastro para as famílias que possuem uma renda superior a três salários mínimos, já que a lei do Programa de Habitação Barravelhense (Probave) é destinada para famílias com renda não superior a esse valor, o cadastro traz novas oportunidades de moradia para a população.
Através do projeto, a construtora comprou o terreno onde serão feitos os apartamentos e a execução da obra. Já a Prefeitura entrará com a infra-estrutura inicial às unidades atendidas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida e a demanda a ser cadastrada no site da Cohab estadual. A cooperativa habitacional do Estado entra com a assistência técnica, no acompanhamento dos projetos e classificação das famílias selecionadas.
O histórico da parceria da Cohab-SC em Barra Velha é indiscutível, segundo avaliou o prefeito Samir Mattar (PMDB), pois além das primeiras contratações feitas no governo anterior, neste mês inauguram-se as 51 unidades no Loteamento Casa Nova, com os aquecedores solares pleiteados pelo prefeito e disponibilizados pela presidente Maria Darci e pela Celesc.
Na próxima quinzena reiniciarão as construções das 30 unidades às famílias destacadas pela Defesa Civil no ano passado e, a regularização tão esperada e prometida pelo prefeito Samir, da rua Manoel Jacinto de Jesus (a popular Rua “H”), já em fase de contratação com as famílias. Em um ano e seis meses, a Cohab-SC em parceria com a Prefeitura estará oportunizando a melhoria habitacional de 494 famílias barravelhenses.
Segundo o prefeito Samir, o investimento em habitação justifica-se porque não adianta trazer somente emprego a Barra Velha. “Por isso a preocupação em trazer projetos que atendam todas as classes sociais, através dos programas do governo federal e o grande apoio da Cohab, parceira incontestável de Barra Velha”, disse Samir.
A Prefeitura também intermediou e incentivou a instalação da Fundação Catarinense de Assistência Social (Fuças) para a questão social, estimulou a vinda de novas fábricas e empreendimentos (com a Havan e a Holly Woo) para a questão do emprego e agora traz boas notícias no setor da moradia. Samir quer assim fechar o ciclo da área social na comunidade local.
A diretora de Habitação da Prefeitura, Isabel Cristina Borba, ressaltou para os interessados na casa própria que estes atendimentos referem-se às inscrições feitas até dezembro do ano passado. Portanto, as famílias a serem chamadas para os 320 novos apartamentos serão aquelas já inscritas. “Se no próximo programa que o Brasil todo está aguardando, o “Minha Casa, Minha Vida”, parte 2 for implantado, e Barra Velha conseguir se inserir, a Diretoria de Habitação informará a data da abertura das novas inscrições”, finalizou Isabel.
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você