16.7 C
Piçarras
quarta-feira 17 de julho de 2024


As mãos que procuram os olhos

Ouça a Matéria

Homem de imaginação fértil, mãos habilidosas e comunicação espontânea. Essa pode ser uma das definições do artista plástico, Antônio da Costa Filho, de 70 anos, e que escolheu Balneário Piçarras para encerrar seus trabalhos, mostrar sua arte e deixar seus dotes em forma de legado. “Sou polivalente”, autodefine-se.
Natural da cidade de Joinville, Seu Antônio – detentor de um portfólio de mais de vinte mil peças, desenhos e telas – busca espaço na cidade para propagar seu material e produzir novas peças, exclusivas para o balneário. “Quero apenas deixar o meu legado. Mostrar minha arte, ensinar a produção e fazer algo especial para a cidade”, afirma.
Especialista em cerâmica, mas de mãos precisas para a arte dos desenhos, Seu Antônio garante produzir as peças que lhe propuserem. “Sou polivalente. Elaboro peças de todos os tipos com muita facilidade”, conta o simpático artista, que começou a trabalhar com argila na infância. “Me criei na beira da BR-101. Lá conheci todos os tipos de barro”, lembra.
A partir daí, qualificou-se profissionalmente em um curso de cerâmica na Casa da Cultura, em Joinville, onde também lecionou anos mais tarde. A partir das técnicas conhecidas, Seu Antônio iniciou sua produção. Uma delas, uma escultura com mais de dois metros de altura e produzida há 30 anos, chamada de ‘O cortador de pedras’, está em frente à residência que adquiriu, no bairro Nossa Senhora da Paz.
Ao longo de entrevista, o artista mostrou ainda outros de seus dotes: entalhes em portas de madeira. “Entalho desenhos para todos os gostos: para românticos, apaixonados pela natureza, fazendas…”, descreve, mostrando as ilustrações. Atualmente, Seu Antônio se dedica a pequenas produções em madeiras, como banquetas, instrumentos musicais artesanais e brinquedos. “Tudo com material que encontro no dia a dia. É assim que consigo mostrar que tudo pode ganhar formas”, finaliza.
 

Foto por: Felipe Bieging

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você