25.4 C
Piçarras
domingo 25 de fevereiro de 2024


Estátua do Pescador será reinaugurada em Barra Velha

Ouça a Matéria

 Através do trabalho da artista plástica barravelhense Lucia Liamir Klein, a estátua do pescador da Praia do Grant, símbolo em homenagem aos trabalhadores domar, terá novamente seu lugar depois de dois anos de espera. Destruída pela ação de uma forte ressaca em 2011, a estátua será inaugurada novamente hoje às10hs do lado do porto dos pescadores, na Praia do Grant.

A artista fez uma nova estátua, mantendo as roupas originais do pescador, e acrescentando seus próprios traços à obra, que é símbolo de orgulho dos pescadores artesanais. Ela trabalhou no seu ateliê, na Rua Paraná, em frente à Escola de Educação Básica Astrogildo Odon Aguiar, no centro.

A criação da obra demorou cerca de 30 dias e precisou da ajudo do escultor Milton, da Rua dos Amaros, de Itajuba, que colaborou na estrutura de ferro e na fundição da base dessa nova estátua. Já toda a parte artística foi produzida por Lucia. A escultora é conhecida emtoda a região pela diversidade de trabalhos realizados, tendo como foco as figuras sacras, além de ser uma das restauradoras sacras mais procuradas. Em Barra Velha ela já havia recuperado as estátuas da Sereia Janaína e da Yemanjá, no Costão dos Náufragos.

O novo desafio foi custeado pela Fundação de Turismo, Esporte e Cultura. A primeira estátua da Praia do Grant foi doada por Dona Teodorina Cubas, nos anos 70, e prejudicada pela ação do tempo nos anos 90. O escultor José Cristóvão Batista reconstruiu a obra em seguida, essa mesma que acabou novamente destruída em 2011.

 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você