A Caixa Econômica Federal confirmou nesta terça-feira, 27, a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) aos trabalhadores que tiveram suas casas atingidas pelas inundações de 11 de janeiro, em Penha. Ao todo, 207 ruas foram cadastradas e seus moradores poderão solicitar o resgate do Fundo para custear as perdas.
A Prefeitura de Penha estima que 2 mil trabalhadores do município poderão sacar seu FGTS. Para ter acesso ao benefício, os trabalhadores contribuintes deverão se cadastrar em data que ainda será informada pelo Conselho Curador do FGTS. “Está sendo organizada a equipe e estrutura necessária para fazer o cadastramento, que deverá acontecer na Sociedade Amigos de Penha”, disse o gerente da Caixa de Penha, Alcides Boscato Filho.
O gerente complementa que somente os trabalhadores que não realizaram saque decorrente de situação de emergência nos últimos 12 meses poderão sacar o seu FGTS. Outra condição é que o comprovante de residência deverá ter data de emissão ou de postagem entre 30 de setembro de 2017 a 11 de janeiro de 2018.
“Fizemos o possível para incluir o máximo de casas e ruas que foram comprovadamente atingidas pela enchente em janeiro”, garante o coordenador da Defesa Civil de Penha, Edpo Cristiano Bento. “A Caixa faz uma fiscalização rigorosa dos dados, o que demanda tempo, mas garante a transparência e lisura no processo”, explicou.
Os documentos necessários para solicitação de saque serão ainda documento de identificação (carteira de identidade ou de motorista); número do CPF; Carteira de Trabalho (original e com cópias das páginas de identificação do trabalhador, número do PIS, contratos de trabalho registrados e anotações gerais se houver); Formulário de solicitação de saque do FGTS impresso e preenchido; Comprovante de Residência em nome do trabalhador, pai, mãe ou conjugue – acompanhado da certidão de casamento.
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