28.4 C
Piçarras
sexta-feira 23 de fevereiro de 2024


Barra Velha lança Natal Mágico neste sábado, 7

Ouça a Matéria

Barra Velha prepara para este sábado, 7, a abertura de suas festividades de Natal. A abertura oficial do Natal Mágico será às 20h, com o desfile pela Avenida Paraná até a Praça Lauro Loyola e a iluminação oficial da maior árvore de garrafa pet do Brasil, homologada pelo Ranking Brasil, com 17 metros de altura.

“Foi criada (árvore) por mãos habilidosas de uma equipe de colaboradores da prefeitura e voluntários apaixonados pela data. São 160 mil garrafas de refrigerante utilizadas em toda a decoração, que levou seis meses para ficar pronta”, comenta a idealizadora do projeto e primeira dama de Barra Velha, Soneiva Cruz.

A cidade possui o título de maior árvore de garrafa pet do país há dois anos. O primeiro, em 2017 com 15,2 metros de altura e o segundo, em 2018 com 16 metros. Esta é a terceira edição do Natal Mágico de Barra Velha. O trabalho deste ano começou em junho com cerca de 60 pessoas na organização e outros 250 voluntários que estão se preparando para o desfile.

O desfile em três atos traz pela primeira vez cinco carros alegóricos. Com a temática “Fantástica Fábrica de Brinquedos”, os equipamentos trarão bicicletas, caixinha de música, carrossel, um relógio gigante e o trenó do bom velhinho com suas renas encantadas. Toda a encenação foi pensada para ser um verdadeiro espetáculo teatral. Música, narração, luzes, artistas empenhados em levar uma verdadeira obra de arte para as ruas de Barra Velha.

O espetáculo conta com a participação de crianças e adultos e é ecumênico, brindando todas as religiões cristãs com o nascimento de Cristo, mas também com a figura do Papai Noel. O espetáculo será apresentado outra vez no dia 21 de dezembro, também às 20h, na Avenida Paraná. São esperadas 10 mil pessoas por apresentação.

No sábado de estreia – em que também é comemorado o aniversário de Barra Velha –  após o desfile e a inauguração da iluminação de Natal, haverá queima de fogos e show gratuito com a dupla sertaneja Rick e Renner.

Campanhas ajudaram a retirar 160 mil garrafas do meio ambiente

Para arrecadar as milhares de garrafas que enfeitam Barra Velha neste período, foram feitas campanhas nas escolas e nos grupos de idosos. A produção é 100% artesanal. É dedicação, suor e calos nos dedos para cortar, pintar, modelar e depois montar as peças. Cada garrafa pet é recortada em três partes, para dividir gargalo, corpo e fundo.

A primeira parte serve como bocal para lâmpadas da decoração. O corpo de cada garrafa é cortado em três partes, modelado numa máquina que sopra ar quente e se transforma em uma espécie de flor, que, para ficar mais robusta, é somada a outras duas partes iguais de outras duas garrafas. Por fim, o fundo serve para modelar outras formas do Natal, como anjos, bolas e velas.

“A pintura é feita uma a uma, com tinta automotiva para garantir a durabilidade. Para ajudar no processo, criamos uma máquina de corte do corpo da garrafa e duas para separar o gargalo e o fundo. Apesar disso, a finalização é toda manual, num verdadeiro trabalho de artesãos”, diz o presidente da Fundação de Turismo, Esporte e Cultura, Daniel Cunha.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você