A Fundação do Meio Ambiente de Balneário Piçarras anunciou sua mais nova medida para reduzir o uso de materiais físicos. Desde o dia 5 de junho, os interessados em realizar licenciamentos ambientais terão que fazer os processos digitalmente, evitando o uso de papel nas atividades do órgão.
Todos os processos de licenciamento ambiental para empreendimentos e atividades listadas na Resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente de 99/2017 deverão ser protocolados digitalmente e tramitados pelo Portal Sinfat Municipal (sinfatmunicipal.ciga.sc.gov.br).
O sistema informatizado provém de uma parceria entre o Instituto do Meio Ambiente e a Fundação do Meio Ambiente de Balneário Piçarras. “Com essa medida iremos melhorar a gestão dos processos, além de ser um jeito mais fácil e rápido, realizar os protocolos pelo sistema informatizado viabiliza o acompanhamento do mesmo pela internet,economizando folhas e diminuindo a produção de resíduos emitidos”, explicou a Geógrafa da Fundema, Regiane Sbroglia.
Segundo o Presidente da Fundema, Marcos Zaleski, o sistema informatizado de licenciamento e fiscalização ambiental, irá garantir mais eficiência na gestão, melhor controle dos processos e garantia de transparência e publicidade das informações relevantes a sociedade. “Uma ferramenta de trabalho moderna que substituiu o papel e atende aos objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos de reduzir a geração de resíduos”, finaliza.
Foto por: Divulgação