25.4 C
Piçarras
domingo 25 de fevereiro de 2024


Penha e Barra Velha somam seis pontos impróprios para banho

Ouça a Matéria

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulgou na sexta-feira, 8, o primeiro relatório semanal de balneabilidade referente à temporada 2019-2020. De acordo com o resultado, 77,3% dos pontos analisados nos 500 quilômetros da costa catarinense estão próprios para banho. Penha apresenta quatro pontos impróprios para banho e Barra Velha dois.

Segundo o IMA, de novembro a março a pesquisa é divulgada todas as semanas devido ao maior número de banhistas nas praias do estado. O relatório é atualizado sempre às sextas-feiras, e os banhistas podem ter acesso ao resultado pelo site balneabilidade.ima.sc.gov.br – onde também é possível consultar a situação e o histórico de cada ponto.

Dos onze pontos analisados na cidade de Penha, a Praia de Armação (em frente à Rua Maria Emília Costa, em frente à Rua Inês de Souza e em frente à Rua Antonio Aniceto da Costa) e a Praia Alegre são considerados impróprios para banho. Em Barra Velha, quatro pontos são analisados. Estão impróprios a Lagoa e praia central (em frente à Rua Antônio. R. da G. Moura).

As coletas foram realizadas de 04 a 08 de novembro nos municípios de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e São José.

Segundo o IMA, são necessárias cinco coletas consecutivas em períodos diferentes para se obter um resultado tecnicamente confiável. Quando em 80% das análises a quantidade da bactéria é inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio. Os técnicos do IMA fazem as coletas da água do mar a até um metro de profundidade. O material coletado é submetido a exames bacteriológicos durante 24 horas.

Foto por: Cristiano Estrela

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você