Treze candidatos disputam a eleição para o Conselho Tutelar de Penha, que acontecerá no próximo dia 06 de outubro. Podem votar todas as pessoas que estiverem com o título regularizado até o dia 8 de julho deste ano. A eleição acontecerá na Escola Estadual Manoel Henrique de Souza, das 8h às 17h. Para votar é necessário levar um documento com foto.
“A escolha dos conselheiros é simples: os cinco mais votados serão empossados como conselheiros titulares, e os cinco em seguida ficarão como suplentes”, explica o secretário de Assistência Social de Penha, Sérgio de Mello. Os conselheiros devem ser eleitos pela comunidade, com mandato de quatro anos, e recebem salário de R$ 1.800,22.
Uma mudança importante dessas eleições é que os eleitores só poderão votar em um dos candidatos para conselheiro tutelar – que terão cada um o seu número para ser digitado na urna eletrônica. Nas eleições anteriores, o eleitor podia votar em cinco.
OUTRAS MUDANÇAS
Também é proibida a campanha dentro de órgãos públicos, assim como não podem utilizar de associação com grupos religiosos ou entidades que fazem parte para se promover. Outra alteração é que o conselheiro tutelar, titular ou suplente, que resolver ser candidato nas próximas eleições para prefeito ou vereador, terá que renunciar ao seu mandato, e não apenas se licenciar.
“Essa é uma mudança que já foi determinada por lei estadual, e tem por objetivo coibir a prática do uso do cargo de conselheiro como trampolim político”, explica Sérgio. As alterações são devido a nova legislação que regulamenta as eleições para membros de conselheiros tutelares.
CANDIDATOS
Amarildo Garcia Nantes – 240
Dulcilene Dulce Nascimento – 260
Larissa Corrêa Costa – 320
Luciana Maria da Silva – 340
Marcia Cristina da Silva Lukenchuke – 370
Marcolina Irene dos Santos – 380
Marilúcia Bazotti – 390
Marlene Pereira Siqueira – 410
Marta Nascimento Romão – 420
Rita Antônia de Cassia Laudario – 460
Sharlene Maria Krueger – 470
Simoni Valeria Romão Markoski – 480
Wilson Mistura – 490