25.4 C
Piçarras
domingo 25 de fevereiro de 2024


Prefeitura de Penha anuncia reconstrução do trapiche

Ouça a Matéria

Interditado desde março e alvo de recentes críticas diante de sua importância para o setor pesqueiro e turístico da região do Itapocorói, a Prefeitura de Penha anunciou o lançamento do edital para reconstrução do trapiche de Armação. A licitação acontece em 17 de outubro, com valores iniciais de R$ 566.897,66 – sendo que a empresa vencedora terá um prazo de 90 dias para concluir os serviços.

Segundo o projeto, a ideia é reaproveitar a base, porém, com nova estrutura integralmente em concreto que receberá cerca de alumínio e vidro temperado, pisos novos, instalação de deques flutuantes e uma moderna cobertura, além de rampa de acesso e um pequeno portal. Segundo o Governo, a repaginação do trapiche tem como foco principal o futuro recebimento de turistas dos transatlânticos que poderão aportar na costa – mediante articulações que estão sendo feitas pelo Governo Municipal com empresas do setor.

O otimismo do Governo se elevou após conversas durante o Encontro Nacional da Associação dos Agentes de Viagem (ABAV), em São Paulo. Segundo o prefeito Aquiles da Costa (MDB), a intenção é deixar a obra pronta para receber o primeiro de dois navios de cruzeiro que farão um teste de chegada na cidade. O novo trapiche é a grande aposta da Administração Municipal para incluir a cidade na escala de cruzeiros turísticos do Estado – além “de oferecer um espaço reestruturado para o acesso ao mar por parte dos pescadores locais”, frisou o Governo, em nota.

Apesar de já prever a licitação, Prefeitura ainda atua na captação de recursos. No dia 2, se reuniu com o secretário nacional da Pesca, Jorge Seif Júnior, em Florianópolis. Na reunião, Aquiles esclareceu que a função original do trapiche – servir de base à saída dos pescadores de Armação – será integralmente mantida. “O trapiche será de uso dos pescadores e dos visitantes”, observou. “Assim, manteremos a utilidade original desse acesso, e também a nova função de receptivo dos turistas dos transatlânticos”, observou.

A Defesa Civil de Penha e os Bombeiros Militares interditaram, em 8 de março, o Trapiche da Praia de Armação do Itapocorói, para reforma da estrutura e fiação.  O trapiche já apresenta problemas no guarda-corpo, assoalho e corrimãos. A situação se agravou nas últimas semanas, com pequenos atos de vandalismos diante do aparente descaso do poder público.

 

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você