Para reforçar o abastecimento de Barra Velha, a CASAN está transportando água para bairros da parte sul do município através de uma conexão de rede estendida desde Balneário Piçarras – usada somente em situações emergenciais, informou em nota. O Rio Itinga, principal manancial das duas cidades, está quase seco devido à estiagem e a lagoa de reserva de água bruta chegou no seu nível mínimo.
A Companhia também informou que está instalando uma nova captação de água emergencial em um ribeirão do município vizinho, São João do Itaperiú. Essa captação transportará cerca de 2 milhões de litros por dia até a Estação de Tratamento de Barra Velha. “Acreditamos que até o início da próxima semana essa obra possa entrar em operação”, diz o superintendente Regional, engenheiro Rangel Barbosa.
RACIONAMENTO
Não está descartada pela Companhia a distribuição de água por turnos para determinados bairros da cidade a partir de quinta ou sexta-feira, dependendo do sucesso ou não das operações emergenciais em andamento.
A CASAN conta principalmente com a colaboração da população local e por isso intensificou uma campanha de uso consciente de água. “Os moradores não podem usar água tratada para lavar casas, pátios e carros”, pede o chefe da Agência local, Irvando Zomer. Em paralelo, os técnicos da região intensificaram as procuras por vazamentos ocultos, que reduzem a pressão da rede e prejudicam o abastecimento.
Foto por: CASAN