24.9 C
Piçarras
sábado 13 de abril de 2024


Balneário Piçarras cria Programa Bolsa Atleta

Ouça a Matéria

Balneário Piçarras acaba de oficializar a criação de uma Lei que resultará no aporte de recursos a atletas piçarrenses não profissionais. O Programa Bolsa Atleta – projeto enviado pelo Governo Municipal e aprovado pela Câmara de Vereadores (dia 15) – pretende injetar anualmente cerca de R$ 1 milhão em desportistas que se dediquem ao esporte, de alto nível, em competições oficiais. Atletas e paratletas, guias, técnicos, auxiliares técnicos e profissionais de iniciação esportiva poderão ser beneficiados.

“Visa garantir a manutenção da carreira de atletas de reconhecido destaque, buscando proporcionar condições para que se dediquem ao treinamento esportivo e participação em competições, visando ao desenvolvimento pleno de sua carreira esportiva, de forma a manter e renovar periodicamente gerações de atletas com potencial para representar o município de Balneário Piçarras nas principais competições estaduais, nacionais e internacionais”, disse o prefeito, Tiago Baltt (MDB), na mensagem que embasou a defesa do projeto de lei.

Durante a votação da proposta, atletas, professores e treinadores ocuparam o plenário Oscar Francisco Pedroso – celebrando o resultado da análise.  “Quero agradecer o prefeito Tiago Baltt e os vereadores pela aprovação deste projeto tão importante para incentivar e estimular nossos atletas. Esse grupo de esportistas vem orgulhando nossa cidade com a conquista de títulos. O programa Bolsa Atleta é um marco para o esporte local. Parabéns a todos nós”, pontuou o secretário de Esporte e Lazer (SEMEL), Ubiratan de Andrade Junior, o Birinha.

O artigo segundo da Lei detalha que “Programa Bolsa Atleta Municipal consiste na concessão de apoio financeiro, técnico e material”. Os valores foram definidos em Unidade Fiscal Municipal (UFM), atualmente na casa dos R$ 115: para treinadores até 30 UFM, auxiliares técnicos até 25 UFM, profissionais de iniciação esportiva até 20 UFM e até atletas, paratletas e guias, entre 4 UFM e 10 UFM – a depender da competição.

“É sabido que o esporte proporciona grande impacto no desenvolvimento social e da saúde da população”, reforçou o prefeito. O Bolsa Atleta deve ganhar vida já a partir do próximo ano, segundo o secretário Birinha. A concessão da Bolsa Atleta Municipal é de caráter individual, eventual, temporária e perdurará enquanto o beneficiado atender às condições estabelecidas nos critérios de avaliação.

Na visão do veterano atleta amador local, Alexandre Menezes – que disputa diversas competições no Bodyvoarding – essa é uma “uma grande oportunidade para os atletas que competem fora do município e levam a bandeira de Balneário Piçarras. O bolsa atleta veio para somar é uma ajuda de custo que os atletas contemplados terão para custear algumas despesas em suas participações dentro das competições anuais. Toda ajuda e bem-vinda. O primeiro passo foi dado. Parabéns a todos atletas de Balneário Piçarras que fazem bonito lá fora”.

Foto por: JOÃO WINK

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você