24.9 C
Piçarras
sábado 13 de abril de 2024


Acidente de trabalho tira a vida de profissional da construção civil

Ouça a Matéria

O trabalhador da construção civil de Balneário Piçarras, identificado por S.E.O, perdeu a vida no final da tarde desta segunda-feira, 1º, ao cair de uma altura de aproximadamente 6 metros – enquanto montava a estrutura para construção do próximo andar de um prédio, no bairro Itacolomi. Segundo apontamento dos Bombeiros Militares, o trabalhador usava itens de segurança, mas não estava preso à linha de vida.

O acidente ocorreu por volta das 18h, com falecimento registrado no local. “A vítima foi movimentada para posição decúbito dorsal (de barriga para cima) para melhor avaliação e que foi removido o talabarte (mosquetão com gancho de segurança) de sua cadeirinha, contudo o mesmo não estava clipado na linha da vida (linha de segurança para sustentação em eventual queda)”, informou a corporação militar, em nota oficial remetida à imprensa.

S.E.O chegou a ser socorrido pela equipe médica dos Bombeiros Militares, que se deslocaram de helicóptero até o local. Contudo, o trabalhador, apesar de usar capacete, apresentava um intenso sangramento na região do crânio, já sem sinais vitais. O óbito foi confirmado às 18h24

Esse é o segundo óbito de um trabalhador da construção civil em pouco mais de três meses, em Balneário Piçarras. Em 11 de outubro, Reginaldo Alves Dias (42 anos) perdeu a vida ao cair no fosso do elevador de um prédio em construção, no Centro.

Para a Técnica de Segurança Trabalho, Caroline Sisz, os acidentes de trabalho podem ser evitados. “Primeiramente com uma mudança de cultura da empresa, considerando principalmente a importância do trabalhador para o sucesso do seu negócio. Os investimentos na segurança do trabalho devem ser com treinamentos específicos para as atividades, conforme normas e  com profissionais qualificados, EPI’s que atendam as condições de trabalho e principalmente de qualidade selecionados por profissionais habilitados da área, e finalizando essa gestão de segurança a fiscalização das frentes de trabalho, garantindo o uso correto e adequado das medidas de segurança”.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você